Home / Saúde Online / Integrações rápidas em TI: a garantia do andamento do negócio das organizações de saúde sem interrupções.

Integrações rápidas em TI: a garantia do andamento do negócio das organizações de saúde sem interrupções.

Fernando Vogt
Fernando Vogt

 

Muito se fala sobre integrações entre diferentes sistemas de TI. O mercado já sabe que as plataformas que possibilitam essa integração permitem a conexão rápida entre vários sistemas, serviços e processos, fornecendo
acesso fácil e mais rápido a informações estratégicas, o que agiliza a tomada de decisão. Sabe-se também que à medida que a quantidade de informação aumenta, as bases de dados ficam ainda mais volumosas, fazendo da integração um item indispensável para a continuidade do crescimento das organizações de saúde.

Apesar dessa consciência, muitos ainda preferem trabalhar com dados espalhados em diversas planilhas e bases, por receio de que a integração desses sistemas paralise ou prejudique os negócios em andamento, podendo impactar o atendimento ao paciente. A meu ver, essa é uma opção bem arriscada, pois atuar com informações dispersas em diversas fontes compromete o ritmo das decisões, refletindo diretamente no desempenho da organização.

Como, então, implantar essas plataformas sem interromper os processos em execução?

Isso é um mito que precisa ser esclarecido. Hoje, já temos disponíveis ferramentas inovadoras desenvolvidas com tecnologias flexíveis que possibilitam uma integração acelerada. Basta escolher um fornecedor de TI que ofereça uma solução com essas características, garantindo que a implantação seja bem sucedida e sem impacto ao negócio.

Projetos que utilizam softwares de integração que não são um pacote de partes separadas, ou seja, que foram criados como um pacote de tecnologia único e de forma arquitetural consistente, o que inclui servidor de integração, servidor de dados, servidor de aplicativo, e software de desenvolvimento de portal, são normalmente finalizados na metade do tempo necessário se comparados com as gerações anteriores dos produtos de integração, por exemplo.

Isso só é possível porque esses sistemas oferecem adaptadores jápré-construídos com flexibilidade e inteligência para promover as integrações muito rapidamente e entre qualquer tipo de software. Essa característica é a
grande chave para reduzir tempo, custo, complexidade e habilidades requeridas para integrar sistemas. Com esses adaptadores pré-definidos pode-se preservar os investimentos no legado, enquanto se implementa
iniciativas de integração de alto impacto.

Por todas essas razões, investir na integração rápida entre sistemas é a garantia de negócios mais ágeis. Padronização de processos, acesso fácil a informações e agilidade na tomada de decisão – sem interrupção dos processos – é o caminho para que seu negócio não pare e continue evoluindo, tornando-se cada vez mais competitivo.

(*) Fernando Vogt é diretor de vendas para a área de saúde da InterSystems.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …