Home / Saúde Online / I Seminário AHESP discute Gerenciamento de Resíduos Hospitalares

I Seminário AHESP discute Gerenciamento de Resíduos Hospitalares

Atendendo às solicitações de várias instituições de saúde das diferentes regiões do estado, a Associação dos Hospitais do Estado de São Paulo (AHESP) dará início, ainda este mês, a um calendário especial de cursos e eventos.

No próximo dia 29, a partir das 8h30, Ribeirão Preto sediará o I Seminário AHESP de Gerenciamento de Resíduos Hospitalares, que acontecerá no auditório do Hospital São Francisco, das 8h30 às 16h, com vagas limitadas.

O objetivo do encontro é abordar temáticas de interesse dos profissionais que atuam no segmento da saúde, diante dos avanços de normativas e práticas desenvolvidas na Gestão de Resíduos de Saúde.

A gestão de resíduos hospitalares encontra-se, atualmente, como requisito de sustentabilidade e exigência dos órgãos sanitários e ambientais, além das preocupações da legislação vigente com multas significativas.

Ciente de que cada vez fica mais difícil o deslocamento para a Capital, a AHESP optou por fazer o evento no interior para facilitar a participação dos profissionais de saúde da região.

Inscrições:

Associados AHESP: R$ 80,00

Não associados: R$ 100,00

Informações:

As informações sobre o evento podem ser conferidas na sessão Cursos/Eventos do site www.ahesp.com.br ou diretamente em:

http://www.ahesp.com.br/emkt/seminario_gerenciamento_residuos/index2.html

 

Programação:

8h30 – 9h credenciamento

9h – 9:30 abertura

9h30 – 10h30 Exigências Legais da NR – 32 na Gestão de Resíduos de Saúde, por Edilson Ferreira da Silva

10h30 – 11h Coffee break

11h – 12h Aspectos principais na elaboração de um PGRSS, por Sueli Bavaresco Corraro

12h – 13h almoço

13h – 14h Exigências da NR-32 na elaboração do PPRA, por Gilberto Jorge Arruda

14h – 14h30 Coffee brek

14h30 – 15h30 Processos de capacitação no gerenciamento de resíduos, por Tereza do Carmo Rodrigues

15h30 – 16h Encerramento

 

Instrutores

 

Edison Ferreira da Silva – Advogado, com graduação também em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); em Saúde Ambiental e Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação Getúlio Vargas; em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP); membro da Comissão Tripartite Regional do Ministério do Trabalho de São Paulo (CTPR/SP NR 32).

Sueli Bavaresco Corraro – Supervisora de Gestão Ambiental, com graduação em Enfermagem e Obstetrícia, Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); especialista em Centro Cirúrgico pela Universidade de São Paulo (USP); Licenciatura pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp Botucatu; especialista na Área de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e capacitação em Riscos Biológicos e Ocupacionais.

Gilberto Jorge Arruda – Engenheiro Mecânico, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNIP; Licenciado em Física pela UNAR; docente em Curso Técnico de Enfermagem/Radiologia e de Pós-graduação em Medicina do Trabalho; especialista na área de Segurança Ocupacional em atividades de serviços de saúde.

Tereza do Carmo Rodrigues – Supervisora de Serviços Terceirizados, com graduação em Hotelaria Hospitalar, pós-graduação em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo; especialista em Serviço de Higiene e Limpeza Hospitalar e Capacitação de Riscos Biológicos e Ocupacionais, nas atividades técnicas e operacionais de Higiene e Limpeza e Resíduos de Serviços de Saúde.

SERVIÇO:

I Seminário de gerenciamento de resíduos hospitalares

Data: 29 de agosto 2014, das 8h30 às 16h

Local: Auditório do Hospital São Francisco

Endereço: Rua Bernardino de Campos, 912, centro – Ribeirão Preto (SP)

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …