Elie Horn, fundador da Cyrela, montou um fundo para aplicar recursos da família, denominado de Abaporu. Seu primeiro negócio foi a aquisição do controle do Hospital Vera Cruz, localizado em Campinas (SP).
O negócio, em fase final, será feito em parceria com a gestora de “private equity” Bozano, que criou no ano passado uma holding para investir em ativos ligados à área de saúde. A Cyrela não participa do capital da Abaporu. Trata-se de diversificação de investimentos de Horn, que além de controlador de empresas no setor imobiliário tem participação na companhia de terras Brasil Agro.
O Vera Cruz é um tradicional hospital geral e maternidade de Campinas. Instalado no Centro da cidade, conta com aproximadamente 1.363 médicos autorizados a atendimento no hospital e cerca de 1.500 funcionários.
O hospital
O Hospital Vera Cruz foi fundado em 1943 por um grupo de 10 médicos, teve início em uma modesta instituição que, desde sempre, soube investir na qualidade do atendimento hospitalar. Hoje o hospital oferece uma ampla e moderna estrutura com mais de 20 mil m² de construção, distribuídos em dois prédios de 5 e 8 andares, e até um heliponto com capacidade para receber aeronaves de 5 toneladas.
O Vera Cruz dispõe de 154 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em acomodação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos) e UTIs. O hospital está preparado para atender os mais variados casos de urgências e emergências, tratamentos e cirurgias de níveis diferentes de complexidade, bem como todos os procedimentos relativos à maternidade.
Além das unidades de internação, a instituição conta também com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Câmara Hiperbárica Monoplace, Radiologia (incluindo tomografia e ressonância magnética), e laboratório próprio.
Em janeiro de 2017, o Vera Cruz foi recertificado, passando a ser Hospital Acreditado Pleno.