O Hospital Universitário de Jundiaí (SP) concretizou nesse mês um importante passo para a melhoria contínua na prestação de assistência hospitalar à população de Jundiaí e região. Por meio de um acordo de colaboração firmado entre a Fundação Jayme Rodrigues, uma das mantenedoras do HU, e a Fundação Salvador Arena, será implantado um novo software. A ferramenta é utilizada pelos mais renomados hospitais do país e permite a gestão integrada de processos internos, alta eficiência operacional, elevados índices de segurança do paciente, otimização de atendimentos e resultados, além de viabilizar o aperfeiçoamento em práticas administrativas.
De acordo com Flávio José da Silva, diretor executivo da Fundação Jayme Rodrigues, o sistema propiciará avanços significativos para gerir o HU e impactará principalmente de forma positiva para os pacientes. “Atualmente são realizados mais de 11 mil atendimentos por mês no HU, entre Pronto-Socorro Infantil, Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico, partos e cirurgias eletivas. Com este sistema, teremos condições de acompanhar detalhadamente e em tempo real todo o atendimento, check-up e processo de reabilitação de cada paciente atendido. Garantirá maior segurança, confiança e precisão no diagnóstico. Registrará o histórico do paciente, permitindo a busca por terapias mais eficazes para cada caso”, relata. “É a tecnologia auxiliando de forma brilhante no atendimento humanizado”, acrescenta.
O sistema será abastecido de informações em tempo real por toda a equipe do hospital, seja via computador ou por dispositivos móveis, como tabletes e smartphones. Na recepção do hospital serão inseridos os dados iniciais e básicos para atendimento. Na medida em que o paciente passar pela triagem, avaliação médica, receber indicação medicamentosa, internação, exames e resultados, orientações específicas e tudo mais, o sistema será abastecido pelos profissionais. Tudo isso fará parte do prontuário eletrônico do paciente, contendo seu histórico.
Para o diretor administrativo e financeiro da Fundação Jayme Rodrigues, Erenaldo Barbosa de Souza e Silva, o sistema terá papel fundamental no desenvolvimento geral do HU. “Além de englobar toda atividade assistencial clínica, será primordial para o gerenciamento, desburocratização, padronização, gestão financeira e tantos outros aspectos relevantes para a boa saúde de um hospital”, destaca. “É muito abrangente, permitirá acompanhamento full time de taxa de ocupação hospitalar, custos diários operacionais, comparativos, enfim… permitirá a tomada de decisões mais assertivas e estratégicas. Estamos bastante otimistas e com grandes expectativas em relação ao projeto”, afirma.
Para o superintendente do HU, Itibagi Rocha Machado, o novo software reúne todos os quesitos para elevar a excelência do atendimento prestado pelo hospital. “O projeto significa o início de uma nova fase para o HU, vai contribuir muito para a qualidade de nossa assistência. O começo exigirá grande engajamento de todos os profissionais, apoio técnico e adequações, mas acredito que será um sucesso”, definiu.