Home / Saúde Online / Hospital Unimed Volta Redonda recebe certificação internacional

Hospital Unimed Volta Redonda recebe certificação internacional

Com cinco anos recém completados o Hospital Unimed Volta Redonda comemora sua mais nova conquista:  o certificado da HIMSS (Healthcare  Information  and Management  Systems  Society),  a maior  associação  de  informática  em  saúde  no  mundo,  com  ações  focadas  em melhorar a saúde através do uso de tecnologia da  informação. A certificação assegura a qualidade e a segurança dos processos adotados pela unidade hospitalar. O vice-presidente da Unimed Volta Redonda, Dr. Vitório Moscon Puntel, comentou sobre a novidade. “ Esse resultado confirma que estamos no caminho certo, investindo continuamente em ações integradas para garantir um atendimento cada vez mais assertivo aos nossos clientes”, concluiu.
 Sobre a certificação
A certificação EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model) é um processo composto de 8 estágios (de 0 a 7) que permite avaliar o progresso na implantação de soluções em TI, adotadas pelas instituições, visando a melhoria na saúde.  O Hospital Unimed Volta Redonda obteve a certificação nível 6 e busca pelo aprimoramento contínuo. Para obter essa certificação a unidade passou por uma auditoria realizada pela HIMSS, em que diversas práticas implantadas foram avaliadas e se destacaram por oferecer integração e segurança em seus processos.
No estado do Rio de Janeiro, o Hospital Unimed Volta Redonda é o primeiro a conquistar esse certificado. No cenário nacional integra um grupo de cinco hospitais que receberam o reconhecimento. E no Sistema Unimed, na região sudeste, o Hospital também é o primeiro a receber essa certificação.
Benefício para o cliente
Na prática, a adoção do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) possibilita ainda mais segurança na assistência ao paciente, porque a ferramenta reúne toda a documentação dele. Informações como diagnóstico, evolução do quadro clínico, consultas e altas podem ser acessadas de forma integrada contribuindo para a assertividade da assistência prestada ao cliente. O Hospital Unimed Volta Redonda desde sua fundação trabalha com prontuário eletrônico, assumindo seu compromisso socioambiental com a redução de papel.
Outro procedimento que destacou a atuação do hospital foi a checagem à beira-leito. O sistema funciona com o apoio de dispositivos móveis (tablets) que possuem leitores com códigos de barras. Por meio dessa checagem, médicos e enfermeiros conseguem ter acesso compartilhado e em tempo real, ao prontuário do paciente, garantindo ainda mais eficiência a checagem assistencial. Nela, as informações são integradas e o histórico do paciente é disponibilizado para garantir que a medicação destinada para ele seja feita da forma certa, na dosagem correta, no horário adequado e de acordo com a prescrição médica.
A implantação da unitarização de doses também foi reconhecida como um processo diferenciado dentro do hospital. Promovido pela Central de Reconstituição e Diluição da farmácia da unidade, a prática é responsável por aperfeiçoar a distribuição de medicamentos, devidamente embalados e identificados, por dose unitária, garantindo também a qualidade do produto até o momento da administração no paciente.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …