Home / Saúde Online / Hospital Unimed Nordeste: rumo à eliminação de papel

Hospital Unimed Nordeste: rumo à eliminação de papel

Referência regional em saúde, com uma década de atuação no Rio Grande do Sul, o Hospital Unimed Nordeste é um exemplo quando o assunto é gerenciamento de informações clínicas. Investindo desde sempre em sistemas que proporcionam dinamismo e confiabilidade aos pacientes com as Soluções de Gestão Hospitalar e Clínica (HIS/CIS) da Agfa HealthCare, estabeleceu-se uma parceria de longo prazo, pautada pela grande disponibilidade de tecnologias que atendem às necessidades do centro médico, além do empenho em desenvolver outros recursos.

Agora, o hospital investe em soluções completamente integradas da Agfa HealthCare para auxiliá-lo na meta – a longo prazo – de eliminar de vez o uso do papel. Essa iniciativa alicerça o plano estratégico do hospital de manter a certificação em nível de excelência concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e de permanecer como referência na área médica em Caxias do Sul.

Com o setor de saúde em constante evolução, os gestores do Hospital Unimed Nordeste estão sempre em busca de novas soluções para aumentar a eficiência e controlar os custos. “Estamos vendo uma implementação mais rigorosa das leis que governam o setor médico do Brasil. O governo está monitorando as operadoras de planos de saúde ainda mais de perto e a pressão por qualidade é grande. Tudo isso eleva os custos, então precisamos cada vez mais de sistemas que nos permitam controlar esses custos”, explica Ivan Venzo, monitor de Sistemas de TI e Negócios do hospital.

Com a implementação bem sucedida do HIS/CIS, o hospital decidiu acrescentar a solução Enterprise Imaging for Radiology e XERO Viewer da Agfa HealthCare. Essa solução oferece um sistema de comunicação e arquivamento de imagens (PACS, sua sigla em inglês Picture Archiving and Communication System), relatórios (RIS, sua sigla em inglês Radiology Information System), processamento avançado de imagens, integração das informações clínicas, onde todas as imagens podem ser compartilhadas em qualquer lugar, a qualquer hora, tudo em uma plataforma única e sofisticada.

“Observamos uma melhoria constante na relação com a Agfa HealthCare, especialmente no que diz respeito a prazos”, relata Gilberto. “Hoje recebemos novas versões, prontas para serem implementadas e operadas. Os problemas são resolvidos rapidamente. Tudo isso significa que podemos trabalhar bem quando a Agfa HealthCare está desenvolvendo uma nova solução ou quando solicitamos uma solução”, completa Gilberto.

Sobre

Veja também

Carlos Eduardo Gouvêa, do IES, fala sobre as ferramentas de Governança e Compliance como estratégia para garantir a sustentabilidade do mercado de saúde

O Brasil avançou rumo a uma maior transparência na área da saúde. É o que …