“Prematuro” é o termo usado pra definir o que vem antes da hora. Se um bebê nasceu antes do tempo gestacional previsto, significa que ele vai precisar de uma incubadora aquecida para continuar a desenvolver-se e ficar com todos os órgãos do corpo em perfeito funcionamento. Por isso a importância de se ter um local especializado, independente do peso que o bebê tem. Agora, aqui em Mato Grosso, já existe uma UTI Neonatal que oferece um atendimento especializado para bebês prematuros com peso a partir de 300 gramas. “Com a nova UTI neonatal, o hospital Santa Rosa passa a oferecer 10 leitos específicos para receber os bebês e também a mamãe que necessitar de cuidados especiais neste momento único”, explica a neonatologista responsável pela UTI Neonatal do hospital Santa Rosa, Dra. Paula Gattass Bumlai.
A UTI Neonatal, que está dentro do plano de expansão do hospital Santa Rosa, além de equipada com tecnologia de ponta, tem uma equipe técnica capacitada com 10 pediatras intensivistas, 6 fisioterapeutas e 5 enfermeiras com formação especializada em neonatologia, nutricionista, farmacêutico e 12 técnicos de enfermagem que se revezarão em 3 turnos.
Os prematuros contam com incubadoras de última geração e respiradores mecânicos, específico para bebês de baixo peso.
“Nossa UTI Neonatal é um setor que procura atender os recém nascidos, prematuros ou não, com assistência humanizada e de qualidade, com equipamentos apropriados, recursos humanos especializado, com serviço médico e de enfermagem 24 horas, visto que quanto menor é a idade gestacional, maior a probabilidade de complicações. Muitos necessitam de tratamento intensivo e internação por longos períodos. Por isso, é extremamente importante, que seja um local bem equipado para melhor atender o bebê e a mãe”, comenta a pediatra.
Dra. Paula explica que as incubadoras fornecem temperatura adequada, deixando o ambiente o mais neutro e tranquilo possível, além de tornar o atendimento mais humanizado para o bebê e para a mãe, o que contribui para sua sobrevivência.