O Hospital Santa Cruz (HSC) comunicou o investimento em uma nova infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) com o objetivo de proporcionar mais qualidade e agilidade no atendimento por meio da modernização do Data Center e do Sistema de Gestão Hospitalar.
A parceria com a Hitachi High-Technologies Corporation acaba de ser concretizada com a adoção do novo Data Center, responsável por concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados. Também será feita a renovação do sistema de gestão hospitalar Tasy, da multinacional holandesa Philips, que ocorrerá no primeiro semestre de 2018.
De acordo com Regina Sanches, gerente de TI do hospital, havia a necessidade de obter um sistema mais moderno, a fim de incorporar todo o volume de informações derivado do crescimento e da evolução da Instituição. “Para isso, precisávamos fazer a renovação do Data Center, incluindo um planejamento minucioso de mudança de local, capaz de abrigar todos os hardwares necessários”, explica.
Com a ajuda da Hitachi, que possui uma metodologia comprovada de implementação e movimentações de Data Centers, aliada ao conhecimento da equipe interna de TI do HSC, foi escolhido o Data Bunker Tier4 – sistema modular de TI especialmente concebido para ocupar pouco espaço, ideal para aplicações descentralizadas. A partir daí foi realizada toda a implantação da nova infraestrutura em um ambiente adequado, mais seguro, com acesso realizado somente por meio de biometria.
“Optamos por uma solução inteligente, compacta, capaz de prover ao negócio mais liberdade no que diz respeito ao funcionamento e ao armazenamento dos dados, além de um local adequado com extrema segurança e com acesso restrito, porque qualquer falha pode comprometer a disponibilidade dos sistemas e impactar a rotina do Hospital”, complementa a gerente de TI do HSC.
A aquisição do Data Bunker da Tier4 proporcionou benefícios importantes à Instituição, tais como: menor utilização de infraestrutura física, aumento da taxa de utilização dos servidores, incremento dos procedimentos de recuperação de desastres, backup de dados, ganhos em segurança física da informação, ampliação da disponibilidade dos serviços entregues aos usuários, além de uma maior capacidade de escalabilidade alinhada às metas estratégicas do HSC. “Além disso, conquistamos um aumento de espaço de armazenamento 11 vezes maior, uma ampliação de 4,5 vezes na memória RAM, e o dobro na capacidade do processamento”, complementa a executiva.
Para o início do ano que vem, as novidades e melhorias em TI devem continuar a todo vapor. O atual sistema de gestão em saúde, o Tasy, de tecnologia Philips, deve ser modificado para a versão JAVA. “Esta mudança em relação à versão atual trará maior modernização à plataforma, que já é conhecida e adotada no mundo todo. Estamos muito otimistas com todas as mudanças e acreditamos que esta atualização de sistemas só tem a agregar tanto no atendimento aos pacientes quanto aos processos de trabalho dos colaboradores do HSC”, enfatiza Regina Sanches.