Vencedor co concurso para projetar o novo Hospital Aalborg University, na Dinamarca, o arquiteto Iassen Schmidt criou um complexo onde tecnologia e paisagismo se difundem. O conceito traz uma estrutura urbana onde passarelas formam espaços entre os edifícios. As obras iniciarão este ano com previsão para terminar até 2020.
O novo hospital possui 330 mil m² além de ser o mesmo endereço da Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade de Aalborg. “A abordagem arquitetônica da proposta vencedora é a concepção do hospital com a máxima atenção no usuário individual – o cidadão”, disse o sócio da Schmidt lassen Martelo.
O projeto dedicou-se à criação de melhores condições para o conforto do usuário através de um ambiente físico amplo, remetendo ao conforto de um hotel. Além disso, o paisagismo foi muito explorado a fim de explorar ainda mais a humanização do local.
O plano diretor também carrega como característica principal a flexibilidade da infraestrutura, prevendo já extensões futuras. O projeto também proporciona pontos de vista e luz em toda a estrutura para pacientes, familiares e funcionários.
As características da paisagem existente são usados para estruturar o hospital de uma forma em que as funções, como o ambulatório, situam-se com uma entrada de Leste ao nível do piso térreo. Nos níveis superiores, com ligação direta para o maior terreno posicionada para oeste, foram locadas as salas de emergência. Deste modo, os diferentes fluxos de trabalho são claramente separados, enquanto que a proximidade das funções é mantida. As enfermarias de cama são colocadas com conexão vertical para a rua interna e todas as funções principais.
De acordo com os juízes que elegeram o projeto, “a arquitetura é clara e atende a solicitação de um hospital que oferece uma experiência humana e espacial. A equipe conseguiu criar um hospital funcional com referências à escala humana, tanto no interior quanto o exterior. “