O Hospital Moinhos de Vento acaba de adquirir um moderno equipamento que vai proporcionar avanços na avaliação de diversas doenças oncológicas. Sua tecnologia une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear (PET) e da Radiologia (CT). O PET/CT tem um papel fundamental na avaliação do estágio da doença, no planejamento e na avaliação da resposta dos pacientes aos tratamentos instituídos.
Além de disponibilizar para a comunidade o que existe de mais moderno na área de diagnóstico em Oncologia, outro objetivo do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital é a realização de exames de PET/CT nas áreas de Cardiologia e Neurologia. Diversos estudos demonstram a utilidade da ferramenta no diagnóstico precoce da Doença de Alzheimer e na avaliação de pacientes com Cardiopatia Isquêmica. O objetivo do Hospital é tornar-se uma instituição pioneira na aplicação do PET/CT em outras especialidades no país.
O chefe do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Moinhos de Vento, Gabriel Grossman, ressalta que o equipamento permite avanços de forma não invasiva. “Este é um dos equipamentos mais modernos do mercado, de última geração no que se refere ao PET/CT. Será uma ferramenta muito importante para que nós, médicos, possamos diagnosticar e definir o estágio da doença e acompanhar se o tratamento oncológico está surtindo efeito”, salienta Grossman.
O modelo Discovery 610, da General Eletric, é um equipamento de última geração, permitindo o gerenciamento do movimento respiratório e cardíaco do paciente, diminuindo a interferência do movimento na qualidade da imagem. Apresenta alta sensibilidade e resolução. Outra novidade neste sistema é a possibilidade de realizar a tomografia computadorizada com contraste antes da aquisição das imagens do PET. O campo de visão deste equipamento é de 70 cm, o que gera melhor posicionamento e conforto para o paciente.