O Hospital Marcelino Champagnat realizou em fevereiro o primeiro transplante renal intervivos da instituição, após a conquista do credenciamento para realização desse tipo de procedimento, concedido pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) e pela Central Estadual de Transplantes do Paraná (CET).
Após enfrentar por 5 anos uma nefropatia crônica, Ademir Camilo, 58, recebeu o rim de um primo compatível. O doador, Osmar de Almeida, já teve alta.
Para conquistar o credenciamento foram avaliados os níveis de segurança de atendimento ao paciente e a capacitação das equipes envolvidas. Coordenada pelos médicos Fernando Meyer e Alexandre Bignelli, urologista e nefrologista, a equipe multidisciplinar de transplante renal do Hospital Marcelino já possui um histórico de destaque no Paraná e, só em 2016, já realizou mais de 80 procedimentos.
No país, apenas 5% dos transplantes são financiados por planos de saúde. Em Curitiba, o Hospital Marcelino Champagnat é a única instituição com nível de acreditação pela Joint Commission International (JCI) que oferece atendimento exclusivo para pacientes particulares e de planos de saúde com a liberação para realizar transplantes renais.