O esquema de atendimento é semelhante ao que foi aplicado na Copa. O hospital terá um planejamento especial de fluxo, envolvendo diferentes setores do complexo, como a Emergência, Traumatologia, Radiologia, Neurologia, Bloco Cirúrgico e a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Também contará com a participação de equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros especialistas. Dentro do ginásio, cerca de 15 profissionais estarão apostos para atendimento imediato. No local, haverá um ambulatório de urgência devidamente equipado e três ambulâncias para eventual deslocamento dos atletas (lutadores) até o hospital, sendo duas delas do tipo UTI móvel. Os veículos serão operados pela empresa Transul, parceira do HMD na cobertura do torneio.
Considerada um dos principais destaques na estrutura para cobertura do torneio, uma estação de telemedicina irá conectar o ambulatório do ginásio à equipe multidisciplinar do hospital. Em casos de urgência, a tecnologia permitirá consultoria remota entre médicos de diferentes especialidades. O recurso conta com ferramenta de telemetria, sendo possível, por exemplo, transmitir os sinais vitais do paciente em tempo real para a sala de emergência do Hospital Mãe de Deus. O acesso ocorre também via Web por tablets, smartphones ou outras plataformas móveis (mobile). “Será uma conexão direta com os profissionais do Sistema de Saúde Mãe de Deus. Ou seja, teremos os mais diversos especialistas à nossa disposição. Trata-se de uma inovação aplicada ano passado durante os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre e que, a partir dessa experiência, poderá ser adotado nas próximas edições do campeonato mundial”, comenta o coordenador do Programa Telemedicina SSMD, Dr. Luciano Eifler.
O convite para o Hospital Mãe de Deus ser referência na cobertura do UFC foi realizado pelo Coordenador Médico do UFC em Porto Alegre, Dr. Fábio Krebs, que avaliou positivamente a experiência da instituição vivida na Copa do Mundo. “O hospital está preparado para prestar este tipo de atendimento. Sua excelência de estrutura e equipe foi comprovada durante a Copa no ano passado, obtendo elogios de delegações e organizadores. Temos certeza de que esse sucesso será repetido”.
Na programação do UFC em Porto Alegre, o Hospital Mãe de Deus também irá participar dos exames médicos prévios e da pesagem dos atletas, que ocorrerão no dia 21/2 no hotel e no Gigantinho. No total, serão realizadas na edição gaúcha do UFC 12 combates.