HUSM reabriu ambulatório de geriatria, que realizará 100 atendimentos mensais
Durante todo século XX, o percentual de idosos – pessoas com mais de 60 anos – na população brasileira, não ultrapassou 10%. Na última década, esse perfil começou a mudar e, atualmente, o percentual de idosos no Rio Grande do Sul é de 11,53%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Visando proporcionar um atendimento diferenciado na área de assistência à saúde dessa população, o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) reabriu o Ambulatório de Geriatria.
No dia 14 de março, o hospital lançou no Sistema de Regulação (SISREG) a oferta das 20 primeiras consultas. As consultas ficam disponíveis e 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) fará a distribuição, conforme a demanda dos municípios. Entre primeiras consultas, retornos e inter consultas, o HUSM irá oferecer 100 atendimentos/mês.
Uma equipe formada por dois médicos (geriatra e médico de saúde da família), um fonoaudiólogo, dois enfermeiros, uma nutricionista e uma assistente social) irá proporcionar atendimento especializado e cuidado multiprofissional ao idoso.
“A organização do ambulatório busca preencher uma lacuna existente na atenção prestada pelo hospital frente ao envelhecimento populacional e a necessidade de uma abordagem diferenciada para essa população”, afirma a médica geriatra Melissa Agostini Lampert.
O público-alvo é idosos com 85 anos ou mais, avaliados previamente na Rede Básica, com referência do motivo do encaminhamento e resultados de exames complementares. Também podem ser encaminhados idosos mais jovens desde que preencham um dos pré-requisitos a seguir: internação hospitalar recente, apresentar algumas síndromes geriátricas ou doença ameaçadora de vida.
O Ambulatório de Geriatria é uma extensão do Serviço de Atenção Domiciliar do HUSM. Irá funcionar na Ala B e atender a população nas terças-feiras, pela manhã e tarde, e na quinta-feira de manhã.