Você sabia que aproximadamente 80% da população brasileira sofrem de dor nas costas? Esse incômodo tem ligação direta com o período de trabalho, já que ele representa grande parte do nosso dia ativo. Durante a pandemia, muita gente está trabalhando de casa e a falta de local adequado pode contribuir para que esse problema ocorra.
Jogado no sofá, deitado na cama, esparramado na cadeira da cozinha, com o notebook no colo… Provavelmente quem está em Home Office já trabalhou pelo menos alguns minutos em algumas dessas posições, o que pode resultar nas dores.
Pensando nos males que podem ser causados por manter-se na mesma posição muito tempo, foi desenvolvida a ergonomia, ciência que estuda o relacionamento do homem e seu trabalho e busca alternativas para evitar alguns problemas.
Para quem trabalha sentado, o ideal é manter a consciência corporal, deixar os joelhos em um ângulo de 90° em relação ao quadril e os pés devem ficar totalmente apoiados no chão. É importante levantar-se a cada 30 minutos para se movimentar, minimizando tendências a tensões causadas pelo repouso prolongado nesta posição.
Quem trabalha em pé (em casa ou não) deve distribuir o peso do corpo ora para uma das pernas, ora para outra. Mudar a posição constantemente é fundamental na diluição da carga corporal por diferentes partes do corpo. Já quem trabalha no volante precisa manter a atenção com o corpo, regulando corretamente a distância e altura do banco e se movimentando com frequência.
Mitos
Já foi comum indicar a natação para quem sofria de dor nas costas, mas o esporte pode prejudicar e até aumentar a gravidade do problema, porque os movimentos repetitivos podem agravar o processo inflamatório e potencializar as tensões na região.
Repouso absoluto é outro erro. Em geral, até três dias de descanso é o suficiente para controle do quadro inflamatório. Mais do que isso, a perda progressiva na qualidade muscular pode vir a expor ainda mais a região, considerando que a musculatura é o principal agente estabilizador das articulações. O uso de colete por tempo prolongado propicia a mesma situação de perda progressiva da qualidade muscular.
Solução
Não existe uma fórmula mágica para evitar a dor nas costas, já que o corpo de cada um é único. O ideal é ter o acompanhamento de um profissional especializado que trabalhará de acordo com as suas características. Mas só de utilizar as dicas dessa coluna você já ajuda seu corpo a não sofrer com esse problema.
- escrito por Pericles Machado, Responsável Técnico da Physio Athletic com mais de 25 anos de experiência em fisioterapia