O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN) iniciará a reforma de seu Centro Cirúrgico, etapa essencial para permitir o credenciamento do hospital com centro de referência para tratamento contra o câncer na região do litoral, que abrange 23 municípios. A obra será realizada com recurso de R$ 347 mil liberado pelo governo do RS e contrapartida de R$ 213 mil a ser feita pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), proprietário do Hospital . O acordo foi formalizado no último sábado (31/5) em Torres com a presença da secretaria Estadual da Saúde, Sandra Fagundes.
A obra, que impactará em melhorias da estrutura do centro cirúrgico, tem previsão para ficar pronta em seis meses. Após a conclusão, a estimativa é que em três meses o HNSN possa ser considerado referência em oncologia e, desta forma, poderá oferecer tratamentos a base de quimioterapia a pacientes com câncer pelo SUS, dando mais condições de tratamento a cerca de 2,4 mil moradores do Litoral Norte que hoje precisam ir até Porto Alegre para se tratar. “Pela questão da distância, há pessoas que desistem do tratamento, afirmou o Delegado da 18a Coordenadoria da Saúde, Genaro Figoli.
O HNSN já possui estrutura para tratamento ao câncer desde o final de 2010 para atendimento particular e convênios de saúde. A unidade possui duas salas para uso de medicação intravenosa, além de toda a estrutura para cadeiras para manuseio da medicação. “Este credenciamento será essencial para os pacientes de oncologia terem mais chance de curar a doença”, afirmou a diretora executiva do HNSN, Irmã Teresa Giacomin.
Após visitar a unidade de oncologia do hospital, Sandra destacou a relevância desta inciativa para a comunidade e a responsabilidade do Governo em apoiar a ampliação. “Estamos fazendo a nossa parte liberando os recursos para viabilizar esta unidade coo alta complexidade em oncologia”, afirmou.
Também estiveram presentes no ato a prefeita da Canoas, Nílvia Pinto Pereira, a secretária municipal da Saúde, Karla Nogueira Pinto, o superintendente de Saúde Pública do SSMD, Rogério Pires, e o superintendente executivo do SSMD, Alceu Alves da Silva.