Resultante da fusão entre a Continua Health Alliance, a Summit mHealth e a HIMSS (Informação em Saúde de Sistemas de Gestão da Sociedade), a PCHA — Personal Connected Health Alliance Summit, em parceria com a HIMSS Latin America– realiza o seu primeiro congresso nos dias 18 e 19 de setembro, no WTC, com a presença de palestrantes internacionais e autoridades governamentais brasileiras, para falar sobre os avanços deste segmento que representa o consumidor final, desde o início do ano, e visa ampliar cada vez mais as tecnologias voltadas para a saúde nos dispositivos móveis como smart phones e tablets.
O objetivo é discutir as perspectivas do sistema de saúde vir a incorporar as novas tecnologias num cenário a curto e médio prazos e promover uma troca entre os diversos agentes da saúde no sentido de desenvolver as melhores práticas visando a completa interoperabilidade no segmento — a missão da PCHA é fazer com que o consumidor torne-se cada vez mais consciente da necessidade em ampliar a sua disponibilidade e o acesso plug-and -play a tecnologias de saúde pessoal amigáveis.
O evento vai contar ainda com o apoio da Associação Brasileira de Cio Saúde ( ABCIS), que iniciou suas atividades em 2012 com a incumbência depromover o intercâmbio de conhecimento e práticas em Tecnologia da Informação no segmento de Saúde. O objetivo é reunir médicos e especialistas em tecnologia para discutir soluções e cases práticos em torno da interoperabilidade.
“O nosso objetivo é facilitar o desenvolvimento e a disponibilidade generalizada de dispositivos de fácil utilização em saúde pessoal, colocando os consumidores no comando da gestão de sua saúde”, afirma o Dr. Luiz Tizatto, CEO da Unit Care e presidente da Continua Health Alliance, capítulo Brasil. Na prática, a PCHA promove a adoção, normalização e regulamentação adequada de dispositivos de saúde pessoais e sistemas, a fim de capacitar os a promover ligações mais fortes entre os consumidores, através de seus prestadores de serviços e redes sociais. Além disso, a PCHA busca desenvolver os padrões da indústria que permitirão a interoperabilidade entre os dispositivos pessoais de saúde móveis, por meio das diretrizes e programas de certificação da Continua Health Alliance.
“Estamos criando uma voz forte e dinâmica para avançar nessas tecnologias de saúde voltadas para o consumidor “, acrescenta José Luís Bruzadin, Gerente de Inovação em Saúde da Intel para a América Latina e vice-presidente da Continua Health Alliance, capítulo Brasil. No momento, os esforços tem sido direcionados para criar uma interoperabilidade de fácil acesso, de uso amigável, e uma rede segura de dispositivos de dispositivos móveis de saúde dirigidos ao consumidor, no Brasil e em outros países da América Latina – no Brasil essa é a principal discussão em âmbito nacional, no momento, e uma das tônicas que o congresso deverá ter.
A PCHA reúne o que há de melhor em termos de cuidado pessoal no mundo para compor uma combinação única de experiência nacional e internacional para levantar os recursos necessários e concentrá-los nas soluções de saúde personalizadas que atendam às necessidades do estilo de vida dos indivíduos. Cada organização participante nessa união de forças entre a Continua Health Alliance, a Summit mHealth e HIMSS trará uma perspectiva única para a PCHA, proporcionando uma visão holística e abordagem diferenciada para promover o avanço das tecnologias de saúde que dizem respeito aos consumidores .