A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou à população alagoana, ontem (23), duas novas áreas destinadas aos serviços de Hemodinâmica e Traumato-Ortopedia no Hospital Geral do Estado (HGE). Com esta ação, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) passam a contar com dois novos serviços de extrema relevância para a assistência de emergência em Alagoas.
A Unidade de Hemodinâmica Doutor João Fireman irá prestar um atendimento de urgência para pacientes infartados, oferecendo os procedimentos de alta complexidade como cateterismos, marca-passo, implantes de stent e angioplastias primárias. A ala foi idealizada por meio de um convênio entre a Sesau, a Fundação Cordial e o Hospital do Coração de Alagoas (HCOR-AL).
“Com a Unidade de Hemodinâmica e de Traumato-Ortopedia, o HGE assegura aos alagoanos dois novos serviços de excelência. Esse é o propósito da gestão do governador Renan Filho, atuar para qualificar a assistência aos usuários do SUS. São serviços que todo o alagoano deve se orgulhar, porque trarão muitos benefícios e salvarão a vida de milhares de pessoas”, evidenciou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
O presidente da Fundação Cordial e coordenador do Setor de Hemodinâmica do HGE, Ricardo Cavalcanti, destacou que essa nova ala irá complementar o tratamento dos pacientes cardíacos. “Essa é a primeira vez que um hospital público de Alagoas monta um equipamento desse porte para o tratamento de doenças coronarianas, trazendo agilidade e resolutividade para reduzir o número de mortes e o dano causado ao miocárdio”, ressaltou Cavalcanti.
Ricardo César Cavalcanti salientou que, desde maio de 2015, os pacientes cardíacos estavam sendo encaminhados para o Hospital do Coração, enquanto a estrutura física para a montagem do Serviço de Hemodinâmica era implantado no HGE. Nesse período foram atendidas aproximadamente 200 pessoas.
Traumato-Ortopédico – Também nesta quinta-feira (23), a área de Traumato-Ortopedia Doutor José Amauri Canuto foi inaugurada com a finalidade de garantir o atendimento a pacientes vítimas de traumas, principalmente para as vítimas de fraturas. A modernização do setor contou com recursos do Ministério da Saúde, uma vez que foram adquiridos equipamentos e contratada a equipe técnica que irá trabalhar no setor.
Segundo a gerente do HGE, Verônica Omena, o maior hospital de Alagoas “conta agora com 39 leitos para o tratamento ortopédico, que irá proporcionar ao paciente uma resposta imediata para a assistência aos usuários do SUS, possibilitando uma recuperação mais rápida”, evidenciou a gerente.
Segundo o coordenador do serviço de ortopedia do HGE, Gustavo Nascimento, “desde o início do ano a unidade já realizou mais de 500 cirurgias ortopédicas eletivas, com procedimentos de alta tecnologia. Ele ressaltou que as cirurgias de urgência também tiveram um aumento da capacidade de resolução, permitindo que muitos pacientes tenham seu tratamento definitivo já realizado na urgência”, destacou Nascimento.