Em janeiro, foram realizados 15 procedimentos do tipo na unidade
O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas da UFTM comemora a produtividade das cirurgias de ouvido, nariz e garganta neste início de ano. No último trimestre de 2016, eram em média cinco por mês. Em janeiro, foram realizadas 15.
De acordo com o responsável pelo Serviço, Júlio Claudio Souza, o aumento foi possível devido à contratação de dois novos médicos da área. “Como a equipe médica da especialidade triplicou de tamanho, na mesma proporção aumentou o número de procedimentos”, afirma Souza, acrescentando que a expectativa é de continuidade em torno de 15 cirurgias mensais.
Segundo José Humberto Oliveira, coordenador do Núcleo de Controle e Acompanhamento de Procedimentos Eletivos – Nucape -, a espera média entre a primeira consulta ambulatorial e a realização da cirurgia, nos casos com indicação, passou a ser de apenas 20 dias, em janeiro.
“Nesse período, os pacientes realizam exames pré-operatórios, consultas com anestesiologista e, se necessário, com cardiologista, para que eventuais comorbidades sejam tratadas, de modo a aumentar a segurança das intervenções”, detalha Oliveira.