O Hospital São Rafael (HSR) receberá na próxima quinta-feira (06), o idealizador do projeto “O Sonho de Laura: o robô que salva vidas”, Jacson Fressatto. O analista de sistemas, que desenvolveu um algoritmo de rede neural, capaz de detectar precocemente um possível caso de Sepse.
O objetivo da visita será difundir a inovação e propiciar que as entidades que participarão do encontro com o especialista tenham a oportunidade de conhecer a tecnologia e estudar a viabilidade de implantação em suas instituições. O HSR será o primeiro no Nordeste a receber o sistema, que já está em funcionamento no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba e em fase de estudos em instituições de Porto Alegre e Cuiabá. A implementação será discutida entre Fressatto e a diretoria do São Rafael, na ocasião.
O robo Laura, como é conhecido, surgiu após o analista do projeto perder sua filha, que leva o mesmo nome do projeto, com apenas 18 dias de vida, por causa da sepse. O intuito da iniciativa é reduzir as mortes provenientes de infecções generalizadas no Brasil em 5% até 2020. Inicialmente, o sistema será disponibilizado, sem custos, para os hospitais filantrópicos brasileiros.
O software funciona cruzando os dados de cada paciente e as chances de desenvolverem algum tipo de infecção, auxiliando no monitoramento dos casos e alertando médicos e enfermeiros, caso algum paciente precise de atendimento.