Pacientes com insuficiência renal que vivem na região norte de Mato Grosso do Sul contarão, a partir desta semana, com um Centro de Hemodiálise que chega com a árdua tarefa de desafogar os tratamentos realizados na Capital. Hoje, 43 pacientes da região precisam se deslocar três vezes por semana para realizar o tratamento de rins em Campo Grande.
O novo centro será inaugurado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nesta segunda-feira (11), no Hospital Regional de Coxim, a 250 quilômetros de Campo Grande. A entrega acontece às 10 horas, como parte das festividades alusivas ao aniversário da cidade localizada às margens do rio Taquari e que completa 118 anos.
Na ocasião, será entregue ainda uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) que também atenderá os pacientes da hemodiálise. A inauguração cumpre uma reivindicação antiga, que segue desde a inauguração do hospital, em novembro de 2009, idealizado para se tornar pólo de atendimento e receber pacientes dos municípios vizinhos, como Rio Verde, Alcinópolis e Pedro Gomes.
Também confirmou presença no evento, o deputado estadual e ex-prefeito do município Junior Mochi (PMDB), além do prefeito da cidade, Aluizio São José (PSB).