Home / Health ARQ / Arquitetura / Governo da Bahia inaugura Hospital Geral do Estado 2

Governo da Bahia inaugura Hospital Geral do Estado 2

Nesta segunda-feira (26), o governo da Bahia inaugura o Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2), em Salvador. Com 161 novos leitos, 11 salas cirúrgicas e equipamentos de última geração, a unidade recebeu investimento de mais de R$ 90 milhões entre obras e equipamentos, numa estrutura integrada ao antigo HGE, que consolida o complexo como referência estadual no atendimento a vítimas de traumas, como acidentes automobilísticos, perfurocortantes e emergências cirúrgicas.

O centro cirúrgico do HGE 2 ocupa um andar inteiro, com equipamentos de última geração, incluindo foco cirúrgico com tecnologia LED e controle individual de temperatura.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o novo hospital possibilita, simultaneamente, ampliar a assistência com a abertura de novos leitos, desafogando o antigo HGE 1, e oferecer maior qualidade na assistência aos pacientes.

“Teremos maior capacidade para atender pacientes com traumatismo craniano e raquimedular, que são duas condições em que o tempo de espera impacta muito no prognóstico. Teremos, ainda, um novo centro de queimados, que será o mais moderno do país e a principal referência para todo o estado”, afirma o secretário.

Uma novidade a ser incorporada ao HGE 2 é uma sala cirúrgica dedicada exclusivamente para a realização de transplantes, tanto a captação de órgãos quanto ao transplante em si.

Atualmente, o HGE 1 é o hospital com maior potencial de captação de órgãos, em função do perfil de vítimas de morte cerebral decorrentes de trauma. Com a sala exclusiva, o processo de captação de órgãos será mais ágil, sem necessidade de aguardar vaga no centro cirúrgico geral. O HGE 2 também será referência em cirurgia geral, traumato-ortopedia,, cirurgia oftalmológica (proveniente de trauma), cirurgia plástica reparadora, cirurgia torácica, cirurgia buco-maxilo facial e cirurgia de coluna.

Inaugurações

O governo estadual deve entregar mais três unidades hospitalares até 2017. Em Salvador, o Hospital da Mulher já está recebendo os equipamentos e será inaugurado até o final de 2016. Já no interior, o Hospital do Cacau, em Ilhéus, e o Hospital da Chapada, em Seabra, serão entregues à população até o final de 2017.

“O Hospital da Mulher, no Largo de Roma, será uma referência para o atendimento à mulher na Bahia. O Hospital do Cacau está com as obras quatro meses antecipadas. Vamos melhorar substancialmente o atendimento na região. Além disso, entregarei o Hospital de Seabra, que será o primeiro hospital da Chapada para atender a toda região e está fisicamente pronto, restando a instalação dos equipamentos”, afirma o governador Rui Costa.

Sobre

Veja também

Obras de reforma do Hospital Regional de Gurupi passam por vistoria

Como parte da implantação do Plano Diretor Estratégico (PDE) no Hospital Regional de Gurupi, o …