Referência regional em atendimento oncológico, a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (ASCOMCER), estuda e pratica suas estratégias considerando os ambientes internos e externos, por meio de ciclos de reuniões anuais. Todos esses indicativos são identificados para o estudo de alcance de metas e o realinhamento das estratégias. Todas as ações neste sentido, são baseadas em pilares como as questões financeiras, mercado, recursos humanos, tecnologia e processos e sociedade.
De acordo com a presidente do hospital, Alessandra Sampaio, os cuidados de planejamento incluem rigorosas práticas para garantir a segurança de seus pacientes. Entre os cuidados estão o cumprimento integral de todas as normas e legislações vigentes, que preconizam a saúde e o bem estar no ambiente de trabalho. “Temos uma Comissão de Gerenciamento de Riscos, que tem como objetivo identificar, reportar, prevenir, reduzir ou eliminar os riscos potenciais e possíveis danos às pessoas, instituição ou meio ambiente”, diz.
Parceira de instituições fornecedoras e de ensino, a associação também tem preocupação constante com a tecnologia aplicada no hospital, setor que vem apresentando um crescimento progressivo no local, buscando a melhoria de todos os processos. “Investimos tanto na área de tecnologia da informação, quanto na de equipamentos de suporte aos pacientes e funcionários”, diz.
A frente da entidade, que é responsável por diversos programas voltados à comunidade onde atua, Alessandra afirma que enfrenta diversos desafios para gerenciar a instituição apenas com recursos do SUS. Para enfrentar a restrição, ela afirma que institui a busca por meios alternativos de captação, como o setor de telemarketing e compras, além das doações da população. “O repasse oferecido pelo SUS não é o suficiente para manter um serviço de qualidade, por isso, precisamos de outras alternativas para prestar uma assistência digna aos pacientes oncológicos”, diz.