Gerenciar riscos e prevenir doenças ou tratar pacientes crônicos? Propondo como resposta a mudança radical no atual modelo brasileiro de saúde, a ASAP – Aliança para a Saúde Populacional promove dia 9 de abril, em São Paulo, um Fórum internacional para discutir estratégias de engajamento da cadeia da saúde brasileira. O temário terá como foco central os rumos da gestão da saúde populacional e a tecnologia como ferramenta para ampliar a capacidade de assistência e a adesão da população.
O evento reunirá lideranças estratégicas no Brasil, especialistas nacionais e internacionais para debater os desafios da saúde brasileira sob a perspectiva da Saúde Populacional. O conceito de Saúde Populacional embasa práticas de gestão a partir da análise do impacto de fatores determinantes de saúde e dos riscos das populações, a fim de definir políticas e ações práticas. A Aliança para a Saúde Populacional (ASAP) é uma organização fundada há dois anos no Brasil, em alinhamento com a norte-americana PHA – Population Health Alliance, criada há 20 anos.
Accountable Care, o novo paradigma de organização de cuidados em saúde dos Estados Unidos será o tema tratado por Frederic Goldstein, CEO da PHA, na palestra Aumentando a Qualidade, reduzindo custos e limitando gastos desnecessários. Base da implantação do Programa Affordable Care Act – ACA – ou Obamacare, o modelo Accountable Care originou mais de 600 Organizações de Tratamento Responsável (Accountable Care Organizations – ACO) públicas e privadas. Esse modelo vem reduzindo o crescimento dos gastos em saúde e ampliando a cobertura dos beneficiários, em função de novos processos de gestão do cuidado e melhoria do acesso, por meio de programas públicos, como o MEDICARE e o MEDICAID.
“Nós da ASAP nos colocamos como ativistas da causa da Saúde Populacional e entendemos que é só a partir desta perspectiva que poderemos ter um novo modelo de saúde no Brasil, engajando todos os participantes da cadeia de saúde brasileira”, afirma Paulo Marcos Senra Souza, presidente do Conselho da ASAP.
Um debate final sobre o tema “Gestão como ferramenta para alcançar a sustentabilidade do setor da saúde”, terá a participação do palestrante Frederic Goldstein, CEO da PHA; Kaveh Safavi – CEO da Global Health – Accenture; Marcio Coriolano – Presidente da Bradesco Saúde; Maurício Ceschin – Presidente da Qualicorp; e Oliver Harrison – Vice-Presidente da Healthways International.
Serviço
Forum ASAP 2015 – Tecnologia em saúde como importante estratégia para o engajamento
Dia: 9 de abril de 15
Hora: 7h45 às 17h20
Local: Tivoli São Paulo Mofarrej
Endereço: Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César, São Paulo
Programação completa: http://rdeventos.com.br/ev2015/forumasap2015/?page_id=24