Cada vez mais o Google vem trabalhando em tecnologias capazes de auxiliar médicos a diagnosticarem doenças em seus pacientes. A última novidade lançada pela multinacional do alfabeto, um sistema, que promete detectar tumores cancerígenos de maneira mais rápida e eficaz do que os próprios profissionais de saúde.
O anúncio foi feito por meio de um artigo científico publicado pelo Google explicando os métodos utilizados. No material publicado, a multinacional explica que a tecnologia de reconhecimento de imagens utilizada é similar a que vai embarcada em seus carros autônomos sofrendo apenas algumas modificações.
O sistema é capaz capturar imagens diagnósticas em alta definição e fazer uma busca por focos da doença em cada pixel da imagem. Os resultados mais recentes indicaram que o método desenvolvido pela multinacional teve 89% de taxa de acerto, contra 73% dos médicos. No entanto, a tecnologia não substituirá os médicos, mas sim auxiliará o corpo clínico a aumentar a velocidade e a precisão dos diagnósticos.
O software do Google realizará uma análise para identificar em quais locais o paciente pode estar desenvolvendo células cancerígenas e, posteriormente, o médico validará as informações e tomará a melhor decisão para iniciar o tratamento.