A Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (FEHOESP) e seus seis sindicatos filiados (SINDHOSP, SINDMOGI, SINDRIBEIRÃO, SINDHOSPRU, SINDJUNDIAI e SINDSUZANO) criaram canal de denúncia contra a corrupção ou más práticas de mercado. Para denunciar basta acessar o portal da entidade – fehoesp360.org.br. A ferramenta garante anonimato ao denunciante.
“A saúde não pode e não vai compactuar com a corrupção que desestruturou a economia e o Brasil. Defendemos a integridade, a lisura e a honestidade de propósitos no segmento da saúde”, afirma o presidente da FEHOESP, Yussif Ali Mere Jr. Além do canal de denúncias, a Federação e seus sindicatos filiados divulgaram, em 7 de abril, um Manifesto pela Ética na Saúde (leia a íntegra abaixo).
As iniciativas, segundo Yussif Ali Mere Jr, “pretendem ajudar na construção de um sistema de saúde mais eficiente e transparente”. A FEHOESP representa mais de 47 mil estabelecimentos de saúde privados no Estado de São Paulo.
O presidente da Federação concedeu entrevista ao EPTV, da TV Globo, para explicar a medida. Assista clicando aqui.
Abaixo, o Manifesto:
Manifesto pela ética na saúde
Neste Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a FEHOESP – Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, e seus seis sindicatos filiados (SINDHOSP, SINDMOGI, SINDRIBEIRÃO, SINDHOSPRU, SINDJUNDIAI e SINDSUZANO) vêm a público defender a ética na saúde.
As entidades manifestam, nesse documento, total repúdio a ações escusas de grupos de saúde, do setor público ou da área privada, sejam médicos, funcionários, hospitais, clínicas, laboratórios, fornecedores ou qualquer integrante da cadeia produtiva da saúde que, direta ou indiretamente, tentam tirar proveito financeiro do combalido segmento da saúde brasileira.
Nesse momento político de adversidades, quando o país se horroriza com as centenas de denúncias de corrupção de políticos e empresários, nosso manifesto é pela integridade, pela lisura e pela honestidade de propósitos no segmento da saúde.
Os mais de 47 mil estabelecimentos de saúde privados no Estado de São Paulo representados por estas entidades ganham, a partir dessa data, canal de denúncia contra a corrupção ou más práticas no site da entidade (fehoesp360.org.br). O objetivo desse serviço, que garante o anonimato do delator, é o de ajudar na construção de um sistema de saúde mais eficiente e transparente.
Empresários, gestores, médicos, enfermeiros e demais profissionais que atuam na saúde têm o compromisso moral e ético de acolher, salvar, cuidar e resguardar, a todo custo, a vida das pessoas. E essa missão não pode estar à mercê de práticas escusas ou atos que colocam os interesses pessoais acima dos coletivos. Que a saúde seja praticada com ética, responsabilidade e dignidade.