A divisão de Saúde da Wolters Kluwer, indústria de TI fornecedora de soluções e informações para o cuidado ao paciente, e a multinacional holandesa, Philips, anunciam a ampliação de sua parceria. Esta nova etapa do trabalho conjunto entre as empresas, iniciado em 2015, viabilizará a integração da plataforma de suporte à decisão clínica da Wolters Kluwer ao sistema de gestão hospitalar Tasy, da Philips. Com isso, além do recurso de apoio à decisão clínica, UpToDate®, que ajuda na diminuição das inúmeras dúvidas que surgem durante o atendimento, será possível utilizar o sistema de suporte à decisão na prescrição de medicamentos Medi-Span®.
“Os indicadores relacionados aos eventos adversos são alarmantes. Aumentar a segurança dos pacientes e diminuir a incidência dessas ocorrências, que levam a morte cerca de duas mil pessoas por dia no Brasil, é uma das premissas da Wolters Kluwer, dentro do propósito de aumentar a efetividade clínica. Neste contexto é crucial contar com o apoio de parceiros como a Philips. Estamos alinhados e com um objetivo comum: prevenir os erros de medicação, integrando ainda mais inteligência para apoiar o corpo clínico em suas decisões diárias”, enfatiza Fabio Lia, diretor de alianças estratégicas em Efetividade Clínica para a América Latina da Wolters Kluwer.
“Como Farmacêutica sei do esforço necessário para manter atualizada uma base de dados de medicamentos que seja confiável e que alerte o usuário no momento correto. O excesso de alertas pode trazer tantos problemas quanto a falta deles. A solução Medi-Span traz o conteúdo clínico que associado às regras de negócio do Tasy propicia uma excelente ferramenta de suporte à decisão clínica, trazendo mais um facilitador na adoção às ferramentas eletrônicas, “ comenta Juliana Junkes Passos, farmacêutica e gerente de produtos da Philips.
A integração – disponível da REP-PT no Java e também já implementada na nova prescrição eletrônica HTML5 – entre o Tasy e a plataforma de decisão clínica proporciona mais segurança ao paciente, aumenta a produtividade da equipe assistencial, reduz as chances de decisões terapêuticas desatualizadas e, por consequência, reduz os custos de tratamento.
Além das mais de 9.600 recomendações e 24 especialidades médicas disponíveis no sistema da Wolters Kluwer, é possível agora receber diretamente no PEP, por meio do Medi-Span, alertas automáticos sobre medicamentos, potenciais interações medicamentosas, duplicidade de terapias, erros de dosagem e contraindicações. Esse cenário proporciona uma triagem sofisticada, sensível ao contexto e com base em informações disponíveis no sistema, sobre cada paciente, sem interferir no fluxo de trabalho e sem gerar condições indesejáveis como a “fadiga de alertas”.