Uma start-up americana desenvolveu um dispositivo que pode facilitar a vida dos médicos. A Eko Devices recebeu autorização na última sexta-feira para comercializar o “Eko Core”, um dispositivo digital que pode ser conectado ao estetoscópio e gravarm amplificar e enviar audio e imagens das ondas de som para um aplicativo disponível para iPhone.
De acordo com os inventores, os dispositivo é seguro e atende às normas de privacidade. A Eko Devices garante que o aparelho pode ser utilizado para facilitar exames em clínicas e hospitais. A start-up pretende lançar o mesmo aplicativo para Android no início do ano que vem.
“Essa tecnologia tem potencial para melhorar a precisão do diagnóstico”, afirma o Dr. Robert Harrington, cardiologista do departamento de Medicina em Stanford, acrescentando que a capacidade de armazenamento de informações sonoras também permite estabelecer comparações entre prognósticos do paciente em diferentes momentos.
O aparelho será lançado na próxima quarta-feira e custará US$ 199 e o kit completo contendo um estetoscópio será vendido à US$299.