• Grupo Mídia
  • Healthcare Management
  • HealthARQ
  • Health-IT
  • Eventos GM
  • SAHE

Saúde OnlineSaúde Online A Saúde em tempo real

Saúde Online
  • Saúde Online – A Saúde em tempo real
  • BELEZA
  • FAMÍLIA
  • FITNESS
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • CUIDADOS MÉDICOS
Home / Health-IT / Tecnologia / EMR da GE ultrapassa marca de 1.5 mil exames durante jogos Olímpicos

EMR da GE ultrapassa marca de 1.5 mil exames durante jogos Olímpicos

Tecnologia 1,129 Visualizações

Compratilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Artigos Relacionados

ABCIS Participa da HIMSS’18

Santa Casa da Bahia lança aplicativo “Meu Santa Izabel”

Sistema da Wareline conquista certificação SBIS-CFM

Santa Casa de Valinhos implementa IoT em UTI

O Registro Médico Eletrônico (Eletronic Medical Record – EMR), implementado pela GE para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, alcançou a marca de 1.540 exames de diagnóstico por imagem realizados na Policlínica da Vila dos Atletas e nas áreas de atendimento emergencial das arenas Olímpicas, sendo 893 de ressonân

cia magnética, 178 ultrassons e 469 raios-x. Esses números foram registrados entre os dias 22 de julho e 24 de agosto, quando a Policlínica encerrou as operações para os Jogos Olímpicos. A implementação desse sistema é um acordo inédito  entre a multinacional e o Comitê Olímpico Internacional (COI).

O Portal Health-IT conversou com diretor de Healthcare IT da GE para América Latina, Paulo Banevicius, para saber mais detalhes sobre o sistema e o legado deixado pela GE após os jogos de 2016. Confira.

Health-IT – Como foi o processo de implementação da tecnologia EMR?

Paulo Banevicius – O EMR é um registro eletrônico de todos os dados médicos dos atletas, que unifica informações de atendimento em uma mesma plataforma, com análises da evolução das condições físicas dos atletas. Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos um software como esse está disponível para todos os competidores.

Por meio da tecnologia é possível controlar e analisar em tempo real todas as interações médicas dos atletas, como exames de imagem, medicação e consultas. As informações disponibilizadas pelo sistema digital ajudam a garantir que os médicos tenham acesso imediato ao histórico dos atletas e, com isso, estejam aptos a tomar decisões rápidas para que o atleta alcance o melhor resultado nos Jogos.

A ferramenta também possibilita que sejam feitas análises preditivas dos atletas, o que colabora para que haja uma avaliação evolutiva das condições físicas dos atletas, até mesmo para edições futuras dos Jogos. Com isso, é possível não só oferecer um atendimento mais rápido e assertivo nas competições, mas também contribuir para o acompanhamento da performance dos atletas a médio e longo prazo.

O EMR, que está sendo usado nessa edição Olímpica, foi desenvolvido primeiramente para o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) com resultados positivos durante os jogos de Londres 2012 e Sochi 2014. Um dos exemplos de sua aplicação foi nos Jogos Paralímpicos de Sochi 2014, onde um atleta com lesão medular causada por uma queda de esqui na neve, que comprometeu sua capacidade de respiração e, por meio dos dados dele que estavam no registro eletrônico, foi possível verificar que ele tinha alergias, que influenciariam o seu tratamento, além de saber a quantidade exata de anticoagulantes que ele já tinha ingerido.

Health-IT – A Policlínica Olímpica é algum tipo de projeto piloto da GE Healthcare para essa tecnologia?

Paulo Banevicius – Não se trata de um projeto piloto, mas sim, de uma parceria entre a GE e o Comitê Olímpico Internacional (COI). Como a tecnologia já tinha sido desenvolvida, inicialmente, para o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC) e trouxe importantes resultados para os atletas americanos nos Jogos de Londres, em 2012, foi proposta uma nova versão, adaptada para atender não só os atletas da maior competição esportiva do mundo, como também a família olímpica.

Entre os bons resultados do EMR vistas pelo Dr. Bill Mureau, diretor de Medicina Esportiva do USOC, destacam-se a qualidade das informações, as análises e respostas rápidas, além da possibilidade de gerenciar a saúde do atleta, evitando procedimentos desnecessários. Ainda acordo com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC), o time feminino de luta olímpica reduziu em 60% o número de cirurgias (que eram feitas devido a lesões no ombro) depois da implantação do EMR. Esta redução pode ser atribuída à habilidade do sistema de transformar dados em conhecimento e identificar padrões de causas para que mudanças nos treinos fossem realizadas, além de tratamentos adequados.

Health-IT – Pensando na atual situação da saúde no país, O EMR deverá entrar no mercado em breve?

Paulo Banevicius – Como mencionado nas questões acima, o EMR foi um acordo firmado pela GE e o COI e que disponibiliza essa tecnologia durante os Jogos. Mas a tendência é que a Internet Industrial, ou seja, a comunicação entre máquinas e pessoas, seja cada vez mais essencial para eliminar novos e antigos gargalos e identificar oportunidades. E essa internet industrial e a conectividade deverão ser cada vez mais aplicadas no mercado da saúde, principalmente pelo momento econômico desafiador que o País enfrenta. Reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de procedimentos e utilizar dados de maneira estratégica devem ser o foco das instituições de saúde. A ideia é que cada vez mais as instituições de saúde invistam em soluções que coletem e analisem informações diversas, a fim de oferecer mais inteligência a gestão da saúde, como o EMR. O objetivo é poder não apenas agilizar as operações no presente, mas também prever tendências, padrões e desafios futuros, para que haja uma rápida solução, ofertando um sistema de saúde ágil e de qualidade.

Health-IT – Para a GE, qual a importância em participar de um projeto desse tipo durante as Olimpíadas?

Paulo Banevicius – A GE trabalhou em conjunto com o COI e os Comitês locais de Organização para oferecer soluções de infraestrutura de classe mundial. Podemos dizer que os Jogos são uma vitrine tecnológica, principalmente porque proporcionam uma oportunidade única para mostrar as tecnologias da GE, os serviços inovadores e por possibilitar que os públicos de interesse da empresa tenham visibilidade da gama de soluções oferecidas.

Health-IT – Podemos afirmar que o EMR é um dos maiores legados da GE na área da saúde para as Olimpíadas?

Paulo Banevicius – O EMR foi adaptado especialmente para atender aos Jogos Rio 2016.

Já sobre o legado da GE, a companhia oficializou nessa semana o seu legacy gift para o Rio de Janeiro, com tecnologias da GE, pensado para beneficiar a população, a cidade e também seus visitantes. Para a companhia, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é uma grande chance para iniciar as comemorações do seu centenário no País.

A GE espera melhorar o cuidado com a saúde da população e evoluir a iluminação pública em áreas de grande movimento. O primeiro presente envolveu 24 equipamentos médicos de diagnóstico por imagem e soluções de IT da GE Healthcare para o Hospital Municipal Souza Aguiar, uma das maiores unidades de emergência da América Latina e principal hospital de trauma da cidade do Rio de Janeiro. As áreas mais beneficiadas foram o Centro Cirúrgico e de Medicina Diagnóstica, possibilitando com que mais pacientes sejam atendidos pela instituição, que normalmente realiza 600 cirurgias por mês.

As doações para o Hospital Souza Aguiar consistem em quatro arcos cirúrgicos, seis equipamentos de anestesia, quatro aparelhos de Raio X, um equipamento de tomografia e dois ultrassons. Além disso, a GE Healthcare disponibilizou dois sistemas de Healthcare IT e treinamentos aos especialistas do hospital que irão utilizar os equipamentos.

Mais do que equipamentos de última geração, o Souza Aguiar recebe também um sistema digital de imagens que possibilitará o arquivamento de imagens por mais de três anos, agilizando o atendimento e auxiliando na produção de uma análise evolutiva da saúde dos pacientes.

Importante reforçar que o local contava com apenas três arcos cirúrgicos (aparelho de raios X que fornece imagens em tempo real) para atender suas nove salas de cirurgia. Após receber o legado olímpico, passa a contar com mais quatro. Com os novos arcos, o Hospital ampliará em 100% sua capacidade para cirurgias minimamente invasivas.

Compratilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

TagsEMR GE Jogos rio 2016

Anterior O impacto do Big Data no setor da saúde
Próxima Contrato que autoriza reforma do Hospital Francisco Ayres Cavalcante (PI) é assinado

Veja também

SulAmérica traz ao Brasil aplicativo de gestão em saúde

A SulAmérica, apresentou mais uma novidade dentro de seu programa “Saúde Ativa” para apoiar a …

O que você procura no site?

Encontrar Médicos

Saúde Online - Medical Care

Encontrar Clínicas

Saúde Online - Medical Care

Encontrar Hospitais

Saúde Online - Medical Care

Encontre-nos no Facebook

  • Recente
  • Popular
  • Comentários
  • Tags
  • As buscas do ano no Google: o que os brasileiros quiseram saber em 2021

  • Retrospectiva 2021: Spotify divulga a aguardada lista dos mais ouvidos do ano

  • A importância de decorar também com móveis!

  • Por que devo fazer intercâmbio? Conheça as vantagens da experiência!

  • Suíça é o destino perfeito curtir a temporada de inverno na Europa

  • Conheça as vantagens dos carros elétricos

  • Brasil é o Top 1 mundial em número de cirurgias plásticas

  • Bianca Lopes é eleita Miss Universo São Paulo em noite de gala em Ribeirão Preto

  • Maternidade em Olinda (PE) ganha novos leitos e salas de parto

    340,487
  • Dez Coisas que você precisa saber sobre cateterismo cardíaco

    255,430
  • Coletor menstrual e condutor urinário, dois parceiros para a saúde feminina

    204,629
  • TOTVS apresenta Carol, seu novo sistema de AI

    166,280
  • Dimas Tadeu Covas é o novo diretor do Instituto Butantan

    160,584
  • Hospital Albert Sabin inaugura sua nova UTI

    126,631
  • 7 procedimentos de primeiros socorros que você precisa saber

    121,605
  • Brasileiro associa câncer a fatores hereditários, mas não tem acesso a exames ou aconselhamento genético

    106,968
  • RickDueld: darknet markets dark market 2022...
  • pcwf98: best ed pills online top ten canadian pharmacies best online prescription drug s...
  • Dvslrw: lyrica without prescription - furosemide 100mg without prescription azithromycin...
  • Normandus: dark web market list dark web market...
  • Drodsf: pregabalin us - cetirizine 10mg over the counter buy zithromax 500mg for sale...
  • emcm64: canadian online pharmacy reviews canadian online pharmacies myprimemail.com your...
  • BobyGaf: dark web market dark market url...
  • ปรุงอาหาร: Hi there are using Wordpress for your site platform? I'm new to the blog world b...
Grupo Mídia saúde Coronavírus tecnologia Fórum Healthcare Business Gestão TI em Saúde Covid-19 SAHE 2018 SAHE Ministério da Saúde SUS direto da redação inteligência artificial reforma inauguração healtharq economia ampliação Ricardo Barros pandemia Ribeirão Preto são paulo obra planos de saúde

SAÚDE ONLINE



A plataforma Saúde Online Net. Unidade de Negócios do Grupo Mídia. Traz, em tempo real, as principais notícias focadas em gestão e negócios para a saúde. Na plataforma Saúde Online Net são mostradss importantes fatos ocorridos em todo o Brasil e no exterior, além de análises de mercado de importantes especalistas colunistas do portal, cumprindo seu papel de comunicador, o Saúde Online Net também traz a cobertura dos principais eventos do setor.


Matriz:
Av. Braz Olaia Acosta, 727
Bairro: Jardim California
Ribeirão Preto – SP
14026-040, 21º andar,
Edifício Office Tower

Telefone: +55 16 3913 - 9800

e-mail: contato@saudeonline.net






TAGS

Alimentação ampliação ans arquitetura bem-estar Coronavírus Covid-19 crise cuidados direto da redação economia Excelência da Saúde 2017 Fórum HealthARQ Fórum Healthcare Business Gestão Grupo Mídia healtharq healthcare management hospital Hospital Sírio Libanês inauguração inovação inteligência artificial Ministério da Saúde obra obras Operadoras de saúde pandemia planos de saúde prontuário eletrônico Prêmio Excelência da Saúde 2017 reforma Ribeirão Preto Ricardo Barros SAHE SAHE 2018 saúde saúde suplementar SUS sustentabilidade são paulo tecnologia TI em Saúde UTI viagem

Atualidade

  • As buscas do ano no Google: o que os brasileiros quiseram saber em 2021

  • Retrospectiva 2021: Spotify divulga a aguardada lista dos mais ouvidos do ano

  • A importância de decorar também com móveis!


NEWSLETTER

Agenda

maio 2025
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez    


Siga-nos

© Copyright 2025. Plataforma Saúde Online Net. Unidade de Negócios do Grupo Mídia. Comunicação é a nossa vida. Todos os direitos reservados.