O Diretor de Informática da Cleveland Clinic, que participou do HIMSS Latin America Conference and Exhibition 2015, explica as estratégias que permeiam a adoção da tecnologia da informação na instituição americana.
Você pode compartilhar conosco um ponto de vista interno sobre as estratégias que permeiam a adoção da tecnologia da informação de saúde na Cleveland Clinic?
Dr. Martin Harris: Na Cleveland Clinic, nossa principal filosofia e nosso foco comum é o fornecimento de cuidados de saúde da mais alta qualidade a todos os pacientes que confiam sua saúde, ou a saúde de um ente querido, aos nossos cuidados. Dessa forma, todas as estratégias clínicas e de negócios que desenvolvemos devem nos ajudar a atingir esse objetivo da melhor forma possível. Nos últimos anos, temos focado cada vez mais não apenas em aumentar a qualidade dos cuidados que fornecemos, mas também em maximizar o valor que os pacientes e clientes recebem, garantindo que nossos cuidados sejam mais acessíveis e mais econômicos com o passar do tempo. Devido à habilidade de os sistemas de tecnologia de informação analisarem grandes quantidades de dados relacionados ao contato, bem como de conectarem, de maneira segura, as equipes de cuidados clínicos e seus pacientes, a TI desempenha um importante papel em nossa capacidade de definir e, por fim, atingir os objetivos que definimos para nós mesmos.
Dentro de nosso hospital, a Cleveland Clinic vem aumentando sua eficácia e diminuindo as despesas utilizando sistemas de pedido de suprimentos e de rastreamento automatizados, incluindo robôs totalmente autônomos que recebem e preenchem pedidos de suprimentos médicos 24 horas por dia. Estes sistemas diminuem nosso tempo de execução de serviço e liberam nossos provedores de cuidados para dedicar mais tempo a seus pacientes, e menos tempo realizando tarefas administrativas.
O que você abordou durante sua apresentação na Conferência Latino-Americana da HIMSS?
Na primeira parte da minha apresentação, compartilhei algumas de minhas observações sobre o real valor da tecnologia da informação integrada na área da saúde como um sistema por meio do qual os provedores de cuidados podem oferecer cuidados de alta qualidade por um custo eficaz.
Em segundo lugar, discuti a abrangência das ferramentas de TI saúde que serão necessárias para realizar nossa promessa de cuidados acessíveis, econômicos e de alta qualidade para todos os pacientes.
E por fim, uni essas ideias por meio do acompanhamento real de um paciente por um ciclo de cuidados possibilitado pela TI saúde.
De que formas podemos melhorar os cuidados de saúde nas áreas rurais da América Latina?
A tecnologia da informação tem um grande potencial de conectar as pessoas que vivem em zonas rurais com o tipo de serviços de cuidados de saúde de que elas necessitam. Mas, para fornecer a promessa da TI para servir tais áreas, primeiro é preciso estabelecer algum nível de infraestrutura.