O Direto da Redação desta semana destaca as notícias mais acessadas no portal HealthCare Management durante os últimos dias. Confira:
Hospital São Paulo precisa de recursos financeiros, imediatamente, para atender à população
Em entrevista coletiva, o diretor-superintendente do Hospital São Paulo, José Roberto Ferraro esclareceu a situação atual do hospital, desde a decisão do Conselho Gestor, no dia 30/3, de suspender as cirurgias eletivas diante da impossibilidade de manter os estoques de insumos hospitalares e medicamentos necessários para o atendimento das demandas. Segundo Ferraro, no mês de março, foram realizados 35.275 atendimentos no pronto-socorro e 1.343 cirurgias eletivas e/ou de urgência no Centro Cirúrgico Central. Já nos dezessete primeiros dias de abril, esses números caíram para 8.489 e 598, respectivamente, deixando 14.238 pacientes sem atendimento no pronto-socorro e 461 sem internações. “Atualmente, o Hospital São Paulo está com somente 366 leitos ocupados dos 753 disponíveis”, informou.
Gastos com saúde poderão chegar a 25% do PIB, diz Instituto Coalizão Saúde
Durante um encontro que reuniu a imprensa, na última semana, o Instituto Coalizão Saúde, entidade sem fins lucrativos formada por representantes da cadeia produtiva de saúde, lançou o livro “Coalizão Saúde Brasil, uma agenda para transformar o sistema de saúde” que reúne uma série de propostas e planos de ação para melhorar as relações e os modelos de negócio no setor brasileiro de saúde. O objetivo do instituto é apresentar esse conjunto de ações ao Ministério da Saúde.
Em 10 anos, a prevalência da obesidade passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016, atingindo quase um em cada cinco brasileiros. Os dados inéditos divulgados na última segunda-feira (17/4) fazem parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país. O resultado reflete respostas de entrevistas realizadas de fevereiro a dezembro de 2016 com 53.210 pessoas maiores de 18 anos das capitais brasileiras.