Na reta final de preparação para o Enem, que acontece nos dias 17 e 24 deste mês na forma presencial e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro com a aplicação digital, a mestre em Educação, Susanna Artonov, professora da São Judas – Unimonte, dá dicas de ouro para os candidatos à prova que garante a entrada na universidade.
A professora acredita que a mudança de datas por conta da pandemia pode ter gerado mais ansiedade e nervosismo nos jovens que vivem essa fase, porém, a preparação é o melhor caminho para se acalmar.
“Acredito que nesta etapa vale fazer simulados e as provas anteriores do Enem, que exigem muita reflexão e entendimento das questões”, destaca.
Susanna ainda recomenda ler muito, especialmente os assuntos do momento, e arrisca temas com potencial de cair na redação. “Assuntos como alfabetização, educação, saúde mental e isolamento social, que são atuais na sociedade, podem ser abordados sim”.
Outro conselho da especialista é acompanhar sempre o site do Inep, que está oferecendo as chamadas ‘dicazinhas’ aos candidatos. Lá, pode-se consultar a matriz de referência do conteúdo do Enem para se certificar de que está estudando o que será abordado no exame.