Mesmo com a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que as pessoas fiquem em casa, alguns profissionais como jornalistas, enfermeiros, médicos, entregadores, funcionários de mercados, postos de gasolina, farmácias, lixeiros e tantos outros estão nas ruas, possibilitando assim que grande parte da população fique em casa na intenção de diminuir o pico de contágio do COVID-19 em diversas cidades do país. Pensando nesses profissionais, a infectologista do São Cristóvão Saúde, Dra. Cinthya Ozawa, dá dicas eficazes para se proteger do COVID-19.
No caminho para o trabalho:
– Se possível, evite transporte público ou mantenha distância de um a dois metros entre as pessoas.
– Tenha o álcool gel em mãos no trajeto e use após encostar em superfícies que possam estar contaminadas;
No trabalho:
– Já no trabalho deve-se utilizar lenços de papel ao tossir ou espirrar;
– Higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou sabão e água;
– Evitar contatos como abraços e apertos de mãos e, reuniões na empresa;
– Os funcionários que tiverem sintomas respiratórios devem ser orientados a procurar um serviço médico e realizar isolamento social, conforme o caso.
Almoço:
– Na hora do almoço, a orientação é para que as pessoas façam suas refeições preferencialmente em casa ou levem a sua própria refeição;
– Caso a empresa tenha refeitório e o funcionário não tenha outra alternativa deve-se fazer revezamento para não haver aglomeração e é importante que as pessoas mantenham uma distância de um ou dois metros umas das outras;
– “Deve-se diminuir o número de pessoas que almoçam no mesmo período e estender o horário do almoço, evitar compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, copos e enfatizar a higienização das mãos.”, completou a doutora.
Ambiente e objetos:
– Pesquisas indicam que o vírus pode permanecer viável em superfícies por horas e dias. “Dessa forma, o ideal é realizar a desinfecção frequente de máquinas de cafés, bebedouros, além de mesas, computadores, mouses e cadeiras. Para quem trabalha na rua e não tem como lavar as mãos com água e sabão, opte pelo álcool gel e evite o levar as mãos no rosto.”, finaliza a Dra. Cinthya Ozawa.
Em casa:
– Ao chegar em casa, deixe os sapatos do lado de fora da casa, pegue-os e higienize antes de guardar;
– Em seguida, sem tocar em nada, tire a roupa que veio da rua e coloque toda para lavar, de preferência faça isso na área destinada a serviços domésticos.
– Por fim, tome banho.