De um modo geral, os profissionais de arquitetura e construção em saúde tem procurado reduzir custos e encurtar o cronograma das obras. Para isso, design e materiais de alta qualidade. Uma das saídas encontradas para isso tem sido os sistemas modulares.
Os próprios hospitais tem voltando-se para pré-fabricação de paredes modulares. Na verdade, a saúde é atualmente o setor líder de mercado no que diz respeito a utilização de construção modular nos Estados Unidos, com 49%, de acordo com estatísticas recentes da indústria.
O Hospital do Coração de Miami, Valley, e a torre do Centro Ortopédico são bons exemplos. O Hospital foi o primeiro nos EUA a aplicar extensivamente a pré-fabricação modular. As unidades modulares funcionam excepcionalmente bem com design repetitivo do hospital, que integra 178 quartos idênticos em cinco andares.
Outro exemplo é o prédio de quatro andares do Texas Health Harris Methodist Hospital, em Fort Worth, Texas. Com 188 mil metros quadrados, ao invés de coordenar e instalar dezenas de tomadas elétricas e de gases medicinais e linhas de vácuo exigidas para cada uma de suas paredes, o hospital optou por ter todas as paredes pré-fabricadas fora do local.”
Além disso, a empresa responsável pela obra no texas usou componentes modulares para os banheiros dos quartos dos pacientes e partes dos sistemas de climatização e de encanamento.