Ordem de serviço foi assinada em solenidade entre Universidade Federal de Lavras e prefeitura.
A Universidade Federal de Lavras (Ufla) e a prefeitura assinaram o contrato e ordem de serviço para construção do hospital universitário da cidade. Segundo os documentos, a obra deve receber uma verba de quase R$ 18 milhões e a fase de projetos deve começar ainda em 2018.
Os contratos foram assinados em solenidade realizada na cidade. Participaram o reitor da Ufla, professor José Roberto Soares Scolforo e os representantes legais do consórcio responsável pela construção.
Na primeira fase, de elaboração de projetos, os trabalhos visam as aprovações da vigilância sanitária e do Corpo de Bombeiros. Só após a conclusão desta fase é que começa a construção do hospital.
A previsão é que a unidade comece a funcionar em dois anos. O hospital irá atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com consultas médicas e exames de apoio diagnóstico especializados. Também serão realizadas cirurgias eletivas de baixa e média complexidade.
O hospital
O Hospital Universitário de Lavras será construído no lugar do antigo Hospital do Coração. O antigo hospital foi demolido em 2017. O objetivo do novo espaço é que mais de 300 estudantes de Medicina façam aulas práticas e atendam a população gratuitamente.
Os planos para a construção do Hospital Universitário começaram em 2013. Inicialmente, quando a Ufla anunciou a compra do Hospital do Coração, a ideia era restaurar e ampliar o espaço que seria entregue em 2015.
Depois a universidade informou que iria investir em uma estrutura própria com cerca de 40 mil metros quadrados. Por último, o projeto foi repensado para ser menor e em parceria com a prefeitura.
Fonte: G1