O futuro do tratamento de doenças crônicas, a acessibilidade aos dados na hora certa, com agilidade e segurança. Estes foram alguns temas debatidos durante do SAP Personalized Medicine Symposium, evento promovido pela SAP em seu escritório de Palo Alto, California.
O Saúde Online foi até lá e conferiu de perto o que especialistas pensam a respeito do poder da tecnologia em melhorar o tratamento do câncer, e também como algumas ferramentas auxiliam na prevenção de doenças infecciosas, como o caso do ebola, na África.
O evento contou com a presença de Bill Mcdermott, CEO da SAP, que falou sobre a importância da tecnologia em aproximar pacientes e médicos. “A Saúde está se tornando mais pessoal, preditiva e preventiva. Neste contexto, rapidez significa salvar vidas. E é este o papel da tecnologia. Analisar os dados em tempo real e saber como usá-los para cada paciente.”
Os pesquisadores da Standford University, Carlos Bustamante e Euan A. Ashley, palestraram sobre como os estudos de genoma estão evoluindo graças a tecnologia. “Cada detalhe faz a diferença quando falamos em informação. E saber lidar com esses dados é essencial para as decisões assertivas. Nosso desafio é, agora, treinar as próximas gerações de lideres para a medicina personalizada e também devemos estar conscientes de que o papel do medico mudou. Não há mais aquela atuação paternalista. O paciente, mais do que nunca, participa de seu tratamento”, afirma Bustamante.
“Hoje, o valor supera o volume. Ou seja, de um lado temos ferramentas transformadoras. De outro, estamos lidando com consumidores, e nao mais pacientes”, ressalta David Delaney, CMO da SAP.