Cartagena das Índias guarda um dos mais extensos complexos de fortificações da América do Sul. Uma viagem a essa região da Colômbia alia patrimônio e natureza. As construções históricas, bem preservadas, dão cor às ruas da cidade murada. A cerca de 1 hora de barco dali, duas ilhas exibem água transparente e se apresentam como bons destinos para mergulho, Isla del Encanto e Isla Baru.
Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984, Cartagena reúne construções dos séculos 16, 17 e 18, como sua bela catedral, o Castelo de San Felipe, a Torre do Relógio e o Forte de San Sebastián de Pastelillo. Dentro da muralha com 11 quilômetros de extensão, as vielas mostram as cores dos edifícios antigos e das sacadas floridas. À noite, a iluminação realça o charme do centro histórico.
Partindo da marina Muelle de La Bodeguita, lanchas chegam em uma hora a um arquipélago formado por 23 ilhas de origem coralina, entre elas, Isla del Encanto. Além de experimentar um típico almoço colombiano, dá para praticar mergulho com snorkel ou tanque. Um passeio à Isla de San Martin de Pajarales possibilita ver o aquário e um show de tubarões, além de interagir com golfinhos.
Para fãs de mergulho, a Isla Baru é um dos melhores lugares para a prática no Caribe colombiano, com visibilidade superior a 20 metros. A água transparente, a uma temperatura de 27°C, exibe peixes e recifes de coral. A ilha, a 45 minutos de lancha desde Cartagena, apresenta um mar turquesa com praias de areia branca, como Agua Azul e La Playita.
No lado oeste da ilha, na Ciénaga de Cholón, o turista pode ter uma experiência incrível na Casa Navegante. Com capacidade para seis passageiros e 340 metros quadrados, a área inclui três quartos, sala de estar, cozinha equipada e piscina. Os hóspedes têm acesso a WiFi, TV, ar-condicionado, jogos, binóculos, telescópio, caiaque e equipamento de mergulho. Lá, os serviços disponíveis são para mergulhadores certificados. É possível contratar ainda um instrutor.