A província de Ontário, no Canadá, acaba de anunciar um investimento de US$ 50 milhões no Vector Institute, novo centro de pesquisa voltado para Inteligência Artificial com foco em aprendizagem de máquina e aprendizagem profunda, tecnologia que usa software e algoritmos para simular os circuitos neurais do cérebro humano para calcular quantidades enormes de dados.
O instituto espera receber também cerca de US$ 80 milhões de mais de 30 empresas do setor de saúde, bancos, contabilidade, seguros, varejo, telecomunicações, manufatura, tecnologia, transporte, mineração, construção e logística, que poderão se beneficiar das tecnologias que serão desenvolvidas.
Investimentos como esse reforçam a posição de Ontário como um importante polo de inovação global. Hoje a província conta com cerca de 430 mil profissionais de ponta, atuando diretamente para acelerar o desenvolvimento do mercado e a comercialização de novas tecnologias que transformarão completamente nossas vidas.
“O Vector Institute é um ótimo exemplo de como estamos firmando parcerias com o setor privado e instituições acadêmicas para garantir que Ontário promova a inovação. É mais importante do que nunca que tomemos medidas para ficarmos na vanguarda quando se trata de Pesquisa e Desenvolvimento e comercialização em uma economia altamente competitiva baseada no conhecimento”, explica Brad Duguid, Ministro do Crescimento e Desenvolvimento Econômico da região.
Colaborando com empresas consagradas, start-ups e instituições acadêmicas, o trabalho do instituto será promissor e indispensável para resolver alguns dos maiores desafios de saúde, sociais e econômicos de nosso tempo. A inteligência artificial pode oferecer melhorias tão diversas como diagnosticar com precisão uma doença mais cedo ou garantir proteção contra fraudes contra o consumidor.