Se existe algum desconforto físico “democrático”, trata-se da câimbra – se você não teve, vai ter –, que afeta quem gosta de jogar futebol com os amigos no final de semana ou até mesmo atletas com ótimo preparo físico. Ela nada mais é do que uma contração involuntária dos músculos de curta duração e geralmente dolorosa. São comuns em pessoas saudáveis, especialmente durante ou após um exercício cansativo.
A câimbra é causada principalmente pela perda de água e minerais. Mas qualquer irritação local ou anormalidade metabólica (fadiga ou déficit vascular) de um músculo pode provocar dor ou outros impulsos sensoriais transmitidos do músculo para a medula espinhal, causando contração do músculo.
Por anos, atletas atribuíram cãibras à falta de potássio ou outros minerais, como cálcio ou magnésio. Mas pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras, pois suas quantidades no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos.
A câimbra também pode ocorrer por mecanismo de reflexo após o cansaço muscular em pessoas com preparação física ruim que fazem esforço físico exagerado. Ou por circulação inadequada aos músculos, gerando falta de suprimento de sanguíneo. Nesse caso, o problema ocorre por um transporte inadequado ou insuficiente de nutrientes e oxigênio, essenciais ao processo de contração e descontração muscular. As causas podem ser varizes, frio excessivo no ambiente externo ou falta de aquecimento muscular prévio.
Geralmente inofensivas, as câimbras não exigem tratamento. Mas quando são frequentes merecem investigação médica, assim como todo tipo de dor ou desconforto agudo. Porque todos os organismos são diferentes e na maioria dos casos não há uma solução pronta. Cada caso é único e merece atenção especial.
Como prevenir…
Alongamento, hidratação e ingestão de alimentos ricos em minerais, como frutas e legumes, são essenciais antes de começar qualquer exercício. Além disso, evite praticar atividades físicas logo após uma refeição.
Alguns especialistas indicam sal de cozinha na dieta (por causa do cloreto de sódio), mas isso deve ser feito em pequena quantidade devido ao risco de hipertensão arterial que pode ser induzido pelo sal, que eleva a pressão. Bebidas esportivas também são opções sutis de repor o sódio, inclusive em intervalos de exercícios pesados.
… e como remediar
Quando as cãibras aparecerem durante um exercício, alongue e massageie a área, para estimular a corrente sanguínea e o movimento de líquidos na área de dor. Além disso, são fundamentais o descanso e a reidratação com líquidos que contenham eletrólitos (particularmente sódio), pois eles proporcionarão resultados rápidos.
Escrito por Pericles Machado, Responsável Técnico da Physio Athletic com mais de 25 anos de experiência em fisioterapia