Na noite desta última segunda (6), um grupo de chefs e profissionais do mercado de gastronomia se reuniram em cerimônia no Hotel Unique para acompanha o anuncio da quinta edição nacional do Guia Michelan 2019, que classificou 18 pontos no Rio e São Paulo, sendo três com duas estrelas e 15 com uma.
Foram acrescentados ao seleto grupo o restaurante paulistano Evvai e os cariocas Cipriani e Oteque, com uma estrela cada. O tradicional Fasano e Dalva e Dito, ambos de São Paulo, ficaram de fora da lista deste ano. Não houve mudanças na categoria de duas estrelas em comparação com a edição anterior.
Os restaurantes D.O.M, de Alex Atala, Tuju, do chef Ivan Ralston, e Oro, do chef Felipe Bronze, são os únicos brasileiros a manter duas estrelas na classificação do guia francês. A cartilha classifica os locais com três estrelas (cozinha excepcional), duas estrelas (excelente) e uma estrela (requintada).
Sete restaurantes entraram para a lista dos Bib Gourmand, de casas mais informais, mas de cozinha habilidosa. Em São Paulo: A Baianeira (chef Manuelle Ferraz), Balaio IMS (chef Rodrigo Oliveira), Barú Marisquería (chef Dagoberto Torres), Corrutela (do chef Cesar Costa) e Komah (chef Paulo Shin). No Rio, Lilia e Pici Trattoria.
O guia foi fundado em 1900 pelos irmãos Edouard e André Michelin e se tornou a principal referência na classificação de hotéis, bares e restaurantes em todo o mundo. As avaliações já se tornaram lendárias e são feitas de forma anônima, levando em consideração cinco critérios: qualidade do ingrediente, personalidade da cozinha, técnicas de cozimento e harmonia de sabores, custo-benefício e regularidade.
Confira os premiados em cada categoria:
Duas estrelas
São Paulo
D.O.M.
Tuju
Rio de Janeiro
Or
Uma estrela
São Paulo
Evvai – Nova entrada
Huto
Jun Sakamoto
Kan Suke
Kinoshita
Kosushi
Maní
Picchi
Ryo Gastronomia
Tangará Jean-Georges
Rio de Janeiro
Cipriani – Nova entrada
Lasai
Mee
Olympe
Oteque – Nova entrada
Bib Gourmand
São Paulo
Arturito
A Baianeira – Nova entrada
Balaio IMS – Nova entrada
Barú Marisquería – Nova entrada
Le Bife
Bio
Bistrot de Paris
Brasserie Victória
A Casa do Porco
Casa Santo Antônio
Corrutela – Nova entrada
Ecully
Fitó
Jiquitaia
Komah – Nova entrada
Manioca
Mimo
Mocotó
La Peruana Cevichería
Petí Gastronomia
Petí Panamericana
Piccolo
Più
Tanit
TonTon
Tordesilhas
Zena Caffè
Rio de Janeiro
Artigiano
Lilia – Nova entrada
Miam Miam
Pici Trattoria – Nova entrada
Pomodorino
Fonte: Vogue Magazine