Ribeirão Preto
A cidade de Ribeirão Preto já foi reconhecida como um importante centro produtor de café e, atualmente, é um grande polo da agroindústria da cana-de-açúcar. Mas nem o café, nem a cachaça vêm conquistando o Turismo da cidade como a cerveja. A cidade oferece para os amantes da bebida a Rota da Cerveja, um passeio onde o visitante conhece as cervejarias mais famosas de Ribeirão Preto. O objetivo do passeio é proporcionar a melhor experiência para os amantes da cerveja artesanal. O ônibus com o grupo de turistas visita as cervejarias. Em cada ponto, o visitante pode ficar o tempo que preferir em cada cervejaria e ainda degustar cerveja ou ganhar descontos por conta da própria cervejaria.
Olímpia
Localizada a pouco mais de 130 km de Ribeirão Preto, Olímpia é destino certo para a família que busca diversão em águas quentes. A cidade, já consolidada como um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil, recebe mais de 2 milhões de turistas. Além do Thermas dos Laranjais, a cidade ganhou, em 2017, o parque aquático Hot Beach Olímpia. Os parques garantem a diversão aquática, com toboáguas, praias e rios artificiais, entre outras atrações. A cidade também oferece para o turista resorts muito bem-conceituados, segundo o TripAdvisor.
Brodowski
Os amantes de cultura não podem deixar de visitar a antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, a menos de 40 Km de Ribeirão Preto. O Museu Casa de Portinari representa a forte ligação do artista com sua terra natal, apresentando ao público obras e utensílios usados na casa na época do próprio Portinari que remetem às suas origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos. Devido às várias obras em pintura mural nas paredes da casa e em uma capela nos jardins da residência, a preservação do conjunto tornou-se imprescindível.
Cássia dos Coqueiros
Para quem gosta de curtir a natureza, em Cássia dos Coqueiros as dicas são as Cachoeiras do Itambé (86m de queda) e do Mirante (1.270 m). Cortada por rios e rodeada de matas nativas, a cidade tem nas cachoeiras os seus maiores atrativos. O Mirante das Areias também é outro ponto turístico encantador, além da Toca da Onça, gruta localizada próxima ao mirante. Com 1.270 metros de altitude, é possível avistar do local as sete cidades vizinhas (situadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais). O local ainda permite a prática de voo livre e de caminhadas ecológicas.
Rifaina
Criada a partir da instalação da hidrelétrica Jaguara, a Praia de Rifaina é destino de muitos turistas da região. Com 33 quilômetros quadrados de espelho d´água, a represa é formada pelas águas do Rio Grande. O clima interiorano dos ranchos e pousadas se completam com as belas paisagens naturais. Mas não são apenas momentos de descanso e sossego que a Praia de Rifaina proporciona. Para quem curte esportes radicais e mergulhos, também encontra por lá várias opções de lazer.
Altinópolis
Altinópolis é um ótimo lugar para quem gosta de se conectar e curtir a natureza, com diversos rios, cachoeiras, grutas e corredeiras. Porém, a cidade também é conhecida por ser um “museu a céu aberto”. Isso porque a região foi escolhida pelo grande artista italiano Bassano Vacarinni como seu grande atelier. Assim, é possível caminhar pela cidade e desfrutar mais de 40 obras de arte. São esculturas com temas sociais referentes a mulher, família, entre outros.
Você sabia?
A cidade de Ribeirão Preto está classificada com a letra “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. O Mapa é um instrumento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo regional, que subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística de cada município.