Estudantes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP em Ribeirão Preto lançaram o Hippo Drs., software que permite agendar consultas médicas pelo smartphone. O app traz consigo a promessa de democratizar e desburocratizar os atendimentos de saúde.
Idealizador do projeto, o universitário Raulo Ferraz, de 25 anos, diz que o objetivo é permitir ao paciente agendar uma consulta em até 48 horas e por um valor menor do que o cobrado por uma sessão particular. Dependendo da especialidade, o atendimento sai por R$ 70.
Atualmente, 3 mil usuários e cerca de 230 médicos de 45 especialidades estão cadastrados no aplicativo, disponível inicialmente aos moradores de Ribeirão Preto (SP), Franca (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberaba (MG).
O app
Ferraz conta que a ideia de desenvolver o aplicativo surgiu após sofrer um acidente de moto e procurar atendimento de ortopedia, através do plano de saúde que possuía. Ao ligar nos consultórios, recebia a mesma resposta: só havia vagas para o mês seguinte.
Com apoio de professores, Ferraz começou a elaborar o protótipo do software, que acabou se tornando seu trabalho de conclusão de curso. Os resultados não demoraram a aparecer e, em janeiro, o Hippo Drs. foi premiado na maratona de negócios da Campus Party Brasil.
Como funciona
Toda comunicação entre médicos e pacientes é realizada através do aplicativo, que pode ser acessado por computador convencional, tablet ou celular. Após o agendamento da consulta, o usuário recebe ainda um alerta com o horário e a localização do consultório.
Ferraz afirma que também fechou parcerias com laboratórios de análises clínicas para reduzir os custos dos exames em até 70%. Recentemente, também negociou com redes de farmácias para baratear o preço dos medicamentos, que são entregues sem custo adicional.
O próximo passo do projeto é expandir o Hippo Drs. para outras cidades no interior de São Paulo e continuar aperfeiçoando o aplicativo, que já deixou de ser um trabalho de faculdade e se tornou um negócio próprio.