Home / Health-IT / Telecom & mHealth / Aplicativo mapeia farmácias e preço de medicamentos

Aplicativo mapeia farmácias e preço de medicamentos

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), divulgada em outubro, revelou que a variação de preço de um mesmo medicamento pode chegar a 1937% (mil novecentos e trinta e sete por cento). De acordo com o levantamento realizado em 433 farmácias distribuídas em 18 capitais brasileiras de todas as regiões do País, a diferença entre um mesmo medicamento, de referência ou genérico, considerando o mais barato de ambas as categorias, pode chegar a 88% de variação. Porém, agora existe um aplicativo que nos ajuda nesta difícil tarefa de encontrar o menor preço.

O aplicativo Farmavia funciona utilizando a geolocalização do celular para saber onde o usuário se encontra e em seguida pesquisa o preço do medicamento desejado nas farmácias por perto. Apenas as farmácias cadastradas no aplicativo são visualizadas pelos usuários, pois é necessário que os responsáveis entrem em contato com a empresa que administra a plataforma para informarem sua tabela de preços.

A ideia de criar a plataforma nasceu quando um dos criadores, durante o seu horário de almoço, foi à uma farmácia comprar um medicamento. “Eu sempre comprava o mesmo medicamento todos os meses e já sabia o preço daquele medicamento na farmácia em questão. Porém o remédio sofreu um aumento de 40% desde a última vez que eu comprei, mas acabei efetuando a compra pois havia a urgência em tomar o remédio e eu não tinha tempo para ir em outras farmácias consultar o preço”, conta Tiago Aleluia, um dos sócios da empresa.

O grande diferencial do Farmavia é que o aplicativo consulta o preço do medicamento em farmácias perto e indica onde fazer a melhor compra. Antigamente as pessoas precisavam bater perna de farmácia em farmácia para consultar os preços, mas isso não era eficiente pois gastava-se muito tempo e geralmente apenas 5 ou 6 farmácias eram consultadas. Hoje, com o Farmavia, em poucos segundos o aplicativo pesquisa o preço do medicamento em dezenas de farmácias na região onde a pessoa se encontra.

Para as farmácias, o aplicativo também é uma excelente plataforma de marketing pelo ótimo custo x benefício. “Muitas farmácias investem milhares de reais todos os meses com campanhas de marketing na TV, rádio e impressão de folhetos que muitas vezes são descartados dentro da própria loja. Com o Farmavia, a farmácia tem a opção de estar presente nos momentos em que o consumidor expressa sua intenção de comprar algo. São momentos que ocorrem ao longo de todo o dia, seja na fila do supermercado, esperando um ônibus ou até mesmo assistindo uma partida de futebol. Para as empresas é fundamental que sejam vistas nestes momentos, para ajudar o consumidor na sua tomada de decisão”, conta Felipe Silva, que também é sócio da empresa.

O aplicativo já conta com mais de quatro mil farmácias em todo o país e milhares de produtos estão anunciados. As farmácias que anunciam no Farmavia precisam pagar por uma mensalidade que varia de R$ 199,90 à R$ 399,90. Já os usuários que utilizam iPhone ou Android podem baixa-lo gratuitamente através da App Store ou Google Play, para pesquisa e comparação de preços nas farmácias parceiras.

 

Sobre

Veja também

29% dos brasileiros monitoram saúde e condição física por meio de aplicativos e wearables

um levantamento internacional feito pela GfK e realizado com mais de 20mil usuários de internet …