Ter um veículo automotivo furtado ou roubado é um medo constante dos motoristas. De acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo, as ocorrências de vítimas de perda de carros por ação de bandidos não param de crescer. De 2018 para 2019, no primeiro trimestre do ano, houve um aumento de 12% nos casos de roubos em Ribeirão Preto, SP.
Para tentar se proteger deste problema, frequentemente os motoristas recorrem ao seguro de veículo, o que exige investimento financeiro para mantê-lo. Mas o seguro não é a única forma de garantir a segurança de patrimônio. Outra ferramenta tem sido muito procurada pelos motoristas e se mostrado eficaz. São os rastreadores, equipamentos de geolocalização que fornecem aos motoristas um sistema de segurança prático, eficiente, confiável e com custo acessível. Esse é o trabalho realizado pela Vagalume Rastreamento, que desde 2012 investe em segurança para carros, motos e caminhões.
De acordo com o proprietário da empresa, Elton de Jesus Pinto, o negócio decolou em 2018 com a entrada da companhia no setor de atacado e e-commerce. “Sentimos que o mercado de segurança estava aquecido e que necessitava de uma empresa que atuasse também no atacado e no meio web”, ressalta o empresário.
De lá para cá, o negócio vem crescendo em média 20% ao ano, oferecendo a possibilidade ao cliente de adquirir equipamentos modernos e precisos pelo sistema de comodato. “Esse tipo de modelo não exige a compra do aparelho de rastreio, garantindo maior economia ao usuário. Apesar disso, nós conferimos garantia total até o fim do contrato”, ressalta o empresário.
Os rastreadores de carros consistem em aparelhos pequenos instalados dentro do veículo, que emitem sinais por meio de antenas via satélite até uma central de servidores. “Todas as informações do veículo são enviadas para nosso software interno, que armazena esses dados no disco virtual (nuvem) e é acessado por qualquer dispositivo móvel, incluindo um aplicativo de celular”, afirma Pinto.
Outra vantagem de se ter um equipamento de rastreio, além do acesso remoto, é a segurança de dados, tema esse de grande discussão no meio digital. “Somente quem é autorizado pode acessar as informações do veículo, utilizando os dados cadastrais específicos para aquele usuário”, ressalta.
Além disso, a Vagalume Rastreamento também oferece apoio 24 horas, de uma equipe de profissionais altamente capacitados para dar toda a assistência necessária ao cliente, desde pequenas dúvidas, até o bloqueio do veículo e o acionamento da polícia em casos de furto ou roubo.
Esta matéria foi publicada originalmente na edição 68 da revista Quem Realiza.