A partir desta terça-feira(4/12), os pacientes do Centro Clínico da Uniban ABC encontrarão novidades na infraestrutura. A implantação das mudanças ocorre na noite desta segunda-feira, quando os estudantes do 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo da instituição colocarão em prática os projetos desenvolvidos ao longo do semestre na disciplina de Design de Interiores, ministrada pelos professores Fábio Rakauskas e Maria Luisa Batista.
Para chegar às melhorias que serão implementadas, foi necessário que os alunos fizessem primeiro um trabalho de campo, indo o Centro Clínico, conhecendo os diferentes espaços e conversando com os profissionais e acadêmicos que prestam serviços naquele local para conhecer a realidade e eventuais necessidades.
Após o trabalho de campo, os docentes tutores da matéria se reuniram com os coordenadores do Centro Clínico e demais professores que utilizam do espaço para colher mais informações, além do levantamento da planta e criação de um roteiro de intervenções em doze ambientes diferentes.
Com o roteiro em mãos e a pesquisa pronta, os alunos foram separados em doze grupos para desenvolver soluções para os problemas apontados respeitando as exigências do “cliente”. “As alternativas criadas por nossos alunos são levadas para sala de aula, onde trabalhamos o conceito, a ideia, o tipo de material e a viabilidade de implantação. Nós vamos amadurecendo o projeto junto com eles”, explica o professor Fábio.
Segundo o docente, este tipo de atividade é muito importante para os alunos, pois eles encontram vários desafios que devem ser superados por meio de criatividade e baixo custo sem realizar uma grande obra. “Os professores que ministram atendimentos e aulas no Centro Clínico nos apontam suas necessidades com o olhar de um profissional da área da Saúde. E nós incentivamos nosso aluno a viabilizar estas necessidades, pautando sempre a questão da criatividade e funcionalidade. É um grande exercício para eles”, completa.
As intervenções que serão implantadas ocorrerão na área da piscina com novos suportes para equipamentos e um módulo cenográfico para as roupas; na fisioterapia infantil com painéis de velcro que viabilizem trabalhar a questão cognitiva e melhorias na questão de segurança, com a retirada de quinas dos móveis do ambiente; e nas salas de Nutrição e Psicologia, adesivagem com programação visual dos alimentos, além de cores e frases estimulantes.
Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.