Rede Mater Dei de Saúde acompanha essa tendência de cada vez mais mulheres inseridas no mercado de trabalho. Atualmente, num universo de mais de quatro mil médicos, 45% do corpo clínico da Rede é composto por mulheres; entre os mais de 2.500 colaboradores, elas já são maioria e chegam a 80%; duas mulheres, irmãs, estão na vice-presidência da Instituição no comando de assistência, operação, finanças e relacionamento com as operadoras de saúde e demais clientes.
As vice-presidentes também são médicas ginecologistas e obstetras, herdando da mãe, Norma Salvador, o gosto pela Medicina. “Sempre vi a minha mãe como uma mulher forte, trabalhadora que sempre propagou a mensagem da importância do trabalho na vida de uma mulher. Assim, aprendemos a estudar muito, nos diferenciar e contribuir para a sociedade por meio do trabalho ético e de qualidade”, conta a vice-presidente assistencial, operacional e diretora clínica da Rede Mater Dei, Márcia Salvador Géo.
“Homens e mulheres têm características diferentes. Nós mulheres, quando engravidamos, lidamos com o cuidar, temos que nos dividir entre o trabalho e os filhos e isso continua sendo um peso maior para a mulher. Mas, eu não vejo diferença de uma mulher ou homem estar à frente ou não de uma empresa. Depende das características de cada um, da formação, do preparo, da vontade. A pessoa tem que ter vontade, tem que querer estar lá. É claro que nós, mulheres precisamos ser polivalentes, mas temos uma característica que nos ajuda e é o nosso diferencial: conseguimos dar conta de muito mais coisa ao mesmo tempo. O homem é mais focado. Isso não quer dizer que somos melhores ou piores, só temos uma capacidade maior de enxergar mais coisas ao mesmo tempo, de, num ambiente, perceber mais uma situação do que o homem de maneira geral. Tanto na saúde, como em qualquer outra área, eu acho que a mulher tem seu espaço como o homem também tem, basta querer chegar lá”, comenta Marcia.
Além disso, 56% dos clientes que passaram pela Rede, no último ano, são mulheres. Para elas, os investimentos em melhorias e linhas de cuidado são constantes na instituição.