Incolor, de sabor característico e com teor alcoólico entre 35 e 60%, a vodka é uma popular bebida destilada que caiu nas graças de quem não abre mão de apreciar um drink com um sabor que só ela é capaz de oferecer. Além disso, ela possui diversas curiosidades que vão desde sua origem e nome até o seu processo de fabricação. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a vodka, Albert Lifschitz, sócio proprietário da Vodka Svarov, explica alguns tópicos sobre ela, confira:
– Como surgiu a vodka?
Foi no ano de 1983, na Rússia, que o renomado cientista Dmitri Ivanovich Mendeleev decidiu misturar álcool e água em diferentes proporções durante um ano. Depois de várias experiências, ele encontrou aquilo que seria o ideal: 40% de álcool e 60% de água.
– O que significa vodka?
A vodka é a bebida nacional da Polónia e da Rússia, e seu nome é o diminutivo de água em diversas línguas eslavas, porém, não se sabe ao certo se essa é apenas uma coincidência.
– Como se dá o processo de fabricação?
O processo de fabricação da vodca é parecido com o do uísque, no entanto, enquanto este último é destilado a baixas temperaturas – o que dá o sabor aos cereais -, a vodca é destilada a temperaturas bem elevadas e, em seguida, submetida a filtragens químicas para neutralizar seus aromas, além de ter água adicionada à produção.
– Existe um tipo de copo mais indicado para bebê-la pura?
Dizem que toda bebida tem o seu copo ideal, e com a vodka não é diferente. De acordo com muitos, o copo mais indicado na hora de apreciá-la é o famoso shot, com 80ml de capacidade.
– Quais são os países que mais consomem vodka além da Rússia?
De acordo com uma pesquisa feita pela Euromonitor International, o Brasil está entre os 10 maiores mercados consumidores de vodka no mundo. Nos Estados Unidos é a bebida destilada mais vendida.
– Quais são as características para reconhecer uma vodka de boa qualidade?
Uma vodka boa sempre será a mais incolor e inodora possível. A consequência de apreciar uma vodka feita com ingredientes selecionados é que no dia seguinte não é necessário se preocupar com ressaca ou mal-estar.