O cinema é mágico. Com esta afirmação, explico que a sétima arte não é apenas entretenimento; ela ajuda a entender o mundo de uma forma mais simples, lúdica e didática. Complexo para muitos, o mundo das finanças não escapa à regra. Com grandes reviravoltas e enredos conturbados, o cinema pegou para si algumas histórias reais deste universo quase inalcançável, e as transformou em grandes obras. Os cinco filmes selecionados cuidadosamente para esta lista não vão te ensinar a lidar com o mercado financeiro; mas vão te ajudar a se situar neste cenário, a compreender um pouco melhor suas muitas nuances, e a conhecer um pouco de sua história. Confira:
1.A Grande Aposta (2015)
Dirigido por Adam Mckay, A Grande Aposta, fala sobre a crise de 2008. O longa conta a história da falência do Lehman Brothers, e contextualiza a aposta de Michael Burry contra o mercado e todas as chances de maneira didática e simples, fazendo uso de nomes da cultura pop para criar uma relação mais íntima e contemporânea com o espectador, como Selena Gomez e Anthony Bourdain, para explicar termos do mundo das finanças que podem parecer complexos demais à primeira vista. O longa prende tanto o público que entende, quanto o que não entende de economia. Grandes nomes compõe o elenco, como Brad Pitt (Ben Rickert), Christian Bale (Michael Burry) e Ryan Gosling (Jared Vennett). A obra de Mckay, inclusive, levou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.
Disponível na Netflix e, para aluguel, no Google Play Filmes.
2.O Lobo de Wall Street (2013)
O que acontece quando se junta grandes talentos do cinema em um filme? Martin Scorsese, Leonardo Dicaprio e Matthew McConaughey respondem essa pergunta com um longa maravilhoso. O Lobo de Wall Street não poupa o espectador dos poucos pudores do mercado financeiro. Com cenas de sexo e uso de drogas sem filtro, a obra de Scorsese retrata a história de Jordan Belfort com perfeição e muitos detalhes. Com várias cenas realmente explicativas sobre a bolsa de valores, o diretor captura a atenção com diálogos inteligentes e uma direção primorosa. O filme, que recebeu cinco indicações ao Oscar, se aprofunda na vida de Belfort e explora suas ambições, que o levaram ao buraco.
Disponível para aluguel no Google Play Filmes.
3.A Dama de Ferro (2011)
No papel da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, Meryl Streep mostra todo seu indubitável poder de atuação. Incorporando Thatcher, Meryl conta a história de uma mulher em um mundo de homens, forçada a tomar decisões econômicas impopulares mediante circunstâncias difíceis. Com comparações didáticas entre a vida doméstica e a responsabilidade fiscal, o filme ajuda o público leigo a compreender um tema complicado e extremamente profundo, criando até empatia pelos dilemas da premier. Vencedora do Oscar de Melhor Atriz, Streep aparece mais velha no filme, que se conta a história através de memórias e flashbacks da chefe de estado. O longa se passa entre 1979 e 1990, período difícil para o capitalismo mundial, com a Guerra Fria em vista e o regime comunista instaurado na União Soviética.
Disponível na Netflix.
4.Margin Call: O dia antes do fim (2011)
Um dos melhores retratos da crise de 2008, Margin Call não cita nenhum banco de investimentos específico para contar a história de um analista que, ao projetar um modelo inovador, possibilita que o banco em questão estenda o risco dos pacotes à venda para além do limite histórico. O lucro é alto, mas, de acordo com a projeção, tudo deve cair em alguns dias. O filme trata a trama com um ar apocalíptico, que leva o espectador a sentir que alguma bomba vá cair sobre o prédio onde se localizam os protagonistas a qualquer momento. Incrivelmente escalado, o longa tem uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original, e conta com tem nomes como Zachary Quinto, Paul Bettany e Kevin Spacey.
Disponível para aluguel no Looke.
5.A Ascensão do Dinheiro (2008)
Para fechar a lista, apresento o documentário em série de Adrian Pennick. Baseado no best-seller de Niall Ferguson, a série oferece um panorama sobre a história das finanças, as crises do setor e sua constante recuperação cíclica. No documentário, apresentado pelo próprio Niall, percorremos a história humana e a relação social com dinheiro, além de mostrar, ao mesmo tempo, a fragilidade e a brutalidade do sistema financeiro capitalista.
Episódios disponíveis no Youtube.
Este artigo, redigido por Vitor Takatu, jornalista e cinéfilo, foi publicado originalmente na edição 68 da revista Quem Realiza!