Muito tem se falado sobre trabalho marginal no mundo da moda. Um dos casos de maior repercussão internacional aconteceu em 2013, quando o edifício Rana Plaza em Dhaka, Bangladesh, que abrigava quatro fábricas têxteis, caiu devido a sua estrutura frágil e cheia de rachaduras.
O acidente foi responsável pela morte de 1.127 pessoas, a maioria composta por mulheres e filhos que ali trabalhavam em instalações inadimissíveis e condições análogas à escravidão, e deixou outros 2.500 feridos. Marcas ocidentais conhecidas mundialmente estavam entre as que produziam parte de sua confecção no local.
Desde então, no dia 24 de abril, há uma ação mundial envolta da pergunta #quemfezasminhasroupas?. Intitulada como Fashion Revolution Day, a data faz referência ao desabamento e busca aumentar o engajamento sobre o impacto da cadeia de moda. A proposta, encabeçada pelo Fashion Revolution, é monitorar as marcas pressionando-as com o uso de hashtags e promovendo palestras e discussões sobre o tema. Pensando nisso, elegemos documentários de moda que vão te fazer repensar a relação com consumo para assistir já:
Unravel (Meghna Gupta, 2012)
São apenas 13 minutos, mas já é o suficiente para se questionar: o que acontece quando você joga uma roupa “fora”? É possível que muitas delas parem amontoadas em uma vila indiana. O documentário acompanha a rotina de quem vive do descarte dessas peças, reciclando-as em fábricas. “Todo mundo diz que essas roupas vem para cá porque falta água no Ocidente. Água curta quanto as roupas para essas pessoas. É por isso que elas usam duas ou três vezes e depois jogam fora. Isso é o que todo mundo diz por aqui”, diz uma das entrevistadas. “Eu não sei por qual outro motivo elas viriam parar aqui. Quem sabe talvez elas só não gostem de lavar roupas?”, questiona outra.
Sweatshop – Dead Cheap Fashion (Joakim Kleven, 2014)
O diretor Joakim Kleven levou 3 blogueiros e digital influencers noruegueses até o Cambodja para verem como suas roupas eram feitas e vivenciarem a rotina de um costureiro local. O resultado, dividido em 5 episódios, é um choque de realidade: por 12 horas trabalhando sem parar e morando em 9 metros quadrados.
https://youtu.be/1ScG9TspWB0
Minimalism A Documentary About the Important Things (Matt D’Avella, 2015)
Os cineastas Joshua Fields Millburn, Ryan Nicodemus e Matt D’Avella discutem a urgência e necessidade do acúmulo de bens materiais e consumo compulsivo. O documentário acompanha a trajetória de pessoas que aderiram ao movimento do minimalismo e como ele vem mudando o estilo de vida dessas pessoas que aprenderam a serem mais feliz com menos.
The True Cost (Andrew Morgan, 2015)
A queda do Rana Plaza e outros desastres em fábricas de Bangladesh são discutidos nesse documentário que questiona o real custo de uma camiseta custar cinco dólares. É um wake up call das consequências da lógica da indústria fashion. Espere encontrar relatos emocionantes de trabalhadores que ganham 3 dólares por dia, produtores de algodão, ativistas e economistas que fazem um ótimo balanço sobre o sistema produtivo varejista.
Narrado por Jason Priestly, o filme destaca e compara rios ao redor do mundo – do mais limpo ao mais poluído – e mostra como a indústria da moda, principalmente o fast-fashion, vem direta e indiretamente alimentando para essa poluição ambiental. É uma grande chamada para a mudança.