Tendências vêm e vão, isso é um fato. Enquanto algumas durem por temporadas e temporadas — vide sneakers, tie dye e — outras têm um ciclo de vida bem mais curto: esse é o caso das microtendências. Nessa dinâmica, o melhor momento para investir em uma tendência é quando ela está apenas desabrochando. Aquele momento entre ela despontar nas passarelas e antes de virar lugar-comum. O melhor é quando identificamos uma tendência incipiente e adota antes de ela explodir.
Com nosso radar fashion ligado 24/7, identificamos jutamente essas microtendências com potencial para conquistar guarda-roupas por aí.
1. Tartan laranja
A estampa clássica escocesa — que nós chamamos comumente dexadrez — aparece todo inverno nos tons de vermelho e marrom. Fique de olho em tons mais vivos (pense nos figurinos de Patricinhas de Beverly Hills) como laranja e amarelo e misture com pretos, como manda a tendência gótica-grunge que vem despontando neste inverno.
2. Cardigãs longos
De tricô e bem grossos, os cardigãs longos são a peça mais confortável para se usar no inverno, seja na rua ou num dia de preguiça em casa. Aliás, cada vez mais peças que são típicas do loungewear (pense em pijamas, sapatos que lembram pantufas e camisetas podrinhas) vêm saindo do perímero da casa e tomando as ruas. Fique atenta para os cardigãs de mangas extralongas e botões grandes.
3. Bolsa com fecho da vovó
Lembra da tendência grandma dressing? Pois a bolsa de ares vintagecom fecho em metal tipo clasp é um dos acessórios que deve voltar em peças maiores do que meras clutches.