A democratização do acesso à cidade é um dos principais pilares da Yuca, startup referência em co-living no Brasil. Atenta aos reflexos da pandemia na economia do país, a empresa também está preocupada com a qualidade do morar e com as consequências da crise na saúde da sociedade. Pensando nisso, a proptech vem lançando projetos para amenizar os efeitos na pandemia no dia a dia das pessoas. A mais recente dessas iniciativas é o aluguel sem multa rescisória de apartamentos co-living da Yuca.
Em meio a pandemia, a Yuca procurou viabilizar um projeto que garante aos novos moradores da cidade de São Paulo ou aqueles que precisam se realocar dentro dela mais segurança e liberdade na hora de fechar um contrato a longo prazo. Sem a ameaça de multa de rescisão, os moradores ganham tranquilidade para assumir um contrato de forma descomplicada, sem a necessidade de firmar um compromisso em um cenário altamente complexo.
Para os quartos que forem reservados até o dia 30 de setembro, a Yuca garante aos moradores o cancelamento total do contrato sem pagar nenhuma multa para yukers que forem demitidos nos próximos meses ou cuja empresa tenha adotado trabalho 100% remoto. O formato de co-living da Yuca conta com contratos práticos, desburocratizados e sem a necessidade de um seguro fiança ou fiador. A Yuca garante aos moradores quartos em apês prontos para morar: mobiliados e decorados com contas de água, luz, internet e limpeza incluídas em um único boleto. Os novos yukers poderão contratar os serviços sem se preocupar com os riscos da instabilidade econômica na hora de fechar um novo contrato.
“Sabemos que nesse momento está mais difícil se planejar e se comprometer com novos projetos, mas, ainda assim, é preciso morar e encontrar alternativas para uma melhor qualidade de vida. Por isso, tornamos os nossos contrato de aluguel ainda mais flexíveis e mobilizamos o time para compreender as necessidades em particular de cada yuker e novo yuker conseguindo assim manter o nosso compromisso em democratizar os acessos a cidade e garantir uma melhor qualidade de vida”, comenta Eduardo Campos, Co-founder da Yuca.
A Yuca se inspira em um modelo chinês de transformação urbana que implementou o formato co-living nas megacidades para atender a crescente demanda de jovens profissionais. Segundo estimativas da ONU do ano passado, até 2030 o Planeta terá mais de 43 megacidades contendo pelo menos 10 milhões de habitantes nelas – incluindo Xangai, na China, e São Paulo, no Brasil.